Empreendimentos residenciais privados como indutores de crescimento urbano: estudo em Caxias, Maranhão, Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0024

Palabras clave:

Expansão urbana, Condomínio fechado, Planejamento urbano, Loteamento residencial, Zoneamento urbano

Resumen

A expansão urbana nas cidades é um fenômeno que tem sido corriqueiro nas cidades médias do Brasil e tem demandado certa atenção por parte do planejamento urbano destas cidades. Em geral, é consequência do aumento da população oriunda da zona rural, de outras cidades e regiões, que vai ocupando os espaços, consolidando sua moradia e contribuindo na formação de novos bairros. A implantação de produtos imobiliários residenciais tem sido responsável por novas formas de uso do solo urbana. Buscou-se analisar a expansão urbana ocorrida em Caxias, Estado do Maranhão, enfocando a participação dos empreendimentos residenciais privados neste processo. O delineamento da pesquisa, ocorreu por meio de pesquisa documental, bibliográfica, pesquisa de campo, observação, buscando-se em sites de instituições como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Planejamento, Prefeitura Municipal de Caxias, Câmara Municipal de Caxias e outros. Para a elaboração dos mapas temáticos usou-se o software QGIS e informações do IBGE. Foram identificados 23 empreendimentos privados, distribuídos da seguinte forma: dez conjuntos residenciais, seis loteamentos, sete condomínios horizontais fechados, localizados nas quatro Zonas da cidade: Norte, Sul, Leste e Oeste, especialmente em áreas mais periféricas expandindo a malha urbana de forma radial, dos centros das zonas para as extremidades. Após a implantação dos produtos imobiliários, verificou-se o aumento na valorização dessas áreas; incremento na implantação de infraestrutura pública para atender moradores dos empreendimentos, beneficiando também, os do entorno, que antes estavam desassistidos. Como aspectos negativos, observa-se a desvalorização de demais áreas no contexto da cidade, limitação e privatização de áreas públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Batista Lima, Instituto Federal do Maranhão

Doutoranda em Des. e Meio Ambiente - UFPI, Mestra em Des. e Meio Ambiente, Especialista em Segurança do Trabalho e Graduação em Engenharia de Agrimensura. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus Zé Doca.

Wilza Gomes Reis Lopes, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), Especialização em Urbanismo (1985) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestrado em Arquitetura, pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP (1998) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2002), na área de concentração Construções Rurais e Ambiência, com ênfase em materiais alternativos de construção. É professora Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo, ligada ao Departamento de Construção Civil e Arquitetura, Centro de Tecnologia, da Universidade Federal do Piauí (DCCA/CT/UFPI). É bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq, desde 2010. É coordenadora do Laboratório Urbano da Paisagem (LUPA), núcleo de pesquisa, em que são desenvolvidos estudos sobre ambiente urbano, espaços livres, rios urbanos, patrimônio cultural da cidade, saúde e qualidade de vida urbana. É orientadora e professora do Mestrado e do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI). É líder do Grupo de Pesquisa, intitulado "Ambiente Construído", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. É membro da Rede Iberoamericana Proterra e da Rede TerraBrasil, desenvolvendo pesquisas sobre Arquitetura e Construção com Terra. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Comissão de Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Leonardo Silva Soares, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciências Aquáticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas pela UFMA, doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí e Pós-doutorado em Planejamento Ambiental e Geoecologia da Paisagem pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Oceanografia e Limnologia. Na Pós-Graduação é Professor Permanente do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Associação Plena da Rede PRODEMA (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS, UESC), Professor Permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFMA e Professor Permanente do Mestrado em Saúde e Ambiente da UFMA. 

Publicado

2022-07-02

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente