Mapeamento da vulnerabilidade natural aos processos erosivos na microrregião do Cariri Oriental Paraibano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0045

Palabras clave:

Vulnerabilidade, Erosão, Geoprocessamento

Resumen

A vulnerabilidade natural de um determinado ambiente mostra a pré-disposição do ambiente frente a fatores naturais (Clima, geologia, geomorfologia, pedologia e vegetação) e sua estabilidade em relação à morfogênese e à pedogênese dos ambientes. O objetivo principal deste trabalho foi analisar e mapear a vulnerabilidade natural aos processos erosivos da microrregião do Cariri Oriental, região semiárida da Paraíba, bem como determinar a sua vulnerabilidade natural aos processos erosivos. Para tal, foram utilizados mapas de geologia, pedologia, declividade, cartas topográficas e imagens de satélite Landsat TM para verificação da vegetação, além de dados climatológicos de estações localizados no interior e exterior da área de estudo. Os principais resultados adquiridos indicam que a área apresenta características de intermediariedade o que é um fator a ser levado em consideração, pois esses ambientes estão mais propensos às mudanças o que faz crer que existe tendência a estes ambientes aumentarem suas vulnerabilidades devido ao fato de ser uma área que apresenta historicamente um predatismo antrópico dos recursos naturais fato este que deve ser estudado mais a fundo para melhores resultados da atual situação ambiental da área de estudo além de sugerir ações de gestão de recursos para uma melhor convivência entre seres humanos e meio ambiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jadson dos Santos Maciel, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2014) , Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2017) e Mestrado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2021) .Atualmente é professor efetivo da Secretária de Educação , Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba ministrando disciplinas afins às Ciências humanas e sociais aplicadas e enquanto pesquisador atua nos estudos hidrogeográficos, climatológicos e modelagem ambiental com o auxilio de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Madson Tavares Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Mestre em Meteorologia, com área de concentração em Agrometeorologia e Micrometeorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Doutor em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Atualmente é Professor Adjunto Nível I - Classe C da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), lotado na Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas (UACA). Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGMET) e Recursos Naturais (PPGRN) da UFCG. Líder do Grupo de Pesquisas em Geotecnologias e modelagem de risco ambiental. Tem experiência na área de Meteorologia e Meio Ambiente, com ênfase em Agrometeorologia, Climatologia, Estatística Descritiva e Multivariada, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (QGIS), atuando principalmente nos seguintes temas: séries temporais, modelagem agrometeorológica e hidrológica (SWAT), mudanças climáticas, zoneamento de risco climático, consumo hídrico de culturas e sensoriamento remoto aplicado à agricultura e clima urbano.

Publicado

2021-10-20

Artículos más leídos del mismo autor/a