Vivencias com a natureza por meio da equoterapia: um relato de experiência

Autores

  • Monica Maria Siqueira Damasceno Centro Universitário Univates
  • Jane Márcia Mazzarino Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Anny Kariny Feitosa Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0020

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Meio ambiente, Transdisciplinaridade, Pessoas com Necessidades Educativas Especiais, Vivências com a Natureza

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar as experiências de um projeto realizado no Centro de Equoterapia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (CEIFCE), IFCE campus Iguatu, utilizando-se da equoterapia como um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem transdisciplinar. As sessões são desenvolvidas ao ar livre e acontecem uma vez por semana, com duração de 30 minutos para cada praticante. São executados exercícios psicomotores, de recuperação e integração. O praticante é acompanhado de acordo com sua deficiência por uma equipe composta por profissionais de áreas diversas. Cada praticante permanece no projeto por vinte quatro meses, passando por avaliação a cada três meses pela equipe. Observou-se uma gradativa evolução nos praticantes em diferentes aspectos do desenvolvimento. A vivência com equoterapia proporcionou uma relação harmoniosa entre os praticantes e a natureza, apresentou resultados para quem a pratica e, também, para a equipe que a conduz, nos aspectos físico, psíquico, moral, social e espiritual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Maria Siqueira Damasceno, Centro Universitário Univates

Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento. Mestre em Saúde da Infância e da Adolescência. Pedagoga e Especialista em Psicologia Aplicada a Educação e Especialista em Saúde Mental. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- campus Juazeiro do Norte.

Jane Márcia Mazzarino, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), com estágio doutoramento na Universidade Nova de Lisboa (UNL), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Univates. Atua no Programa de Pós Graduação Ambiente e Desenvolvimento (mestrado e doutorado), e nos cursos de graduação em Comunicação Social. Coordena o projeto de pesquisa-extensão Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami CNPq). Tem experiência na área de Comunicação. Pesquisa comunicação ambiental, educação ambiental, educomunicação, movimentos sociais, métodos colaborativos, inovação socioambiental.

Anny Kariny Feitosa, Universidade do Vale do Taquari

Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento (Univates, Brasil). Estágio de Pós-graduação - Doutorado Sanduíche - na Universidade de Aveiro (UA, Portugal). Mestre em Economia (Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil). Mestre em Direção Estratégica (Universidad de León, Espanha). Possui graduação em Economia (Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil). Tem experiência em Economia, com ênfase em: Economia Ambiental; Economia Agrária e dos Recursos Naturais; e, Economia Solidária.

Downloads

Publicado

2016-11-30