Vivencias com a natureza por meio da equoterapia: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0020Palavras-chave:
Meio Ambiente, Meio ambiente, Transdisciplinaridade, Pessoas com Necessidades Educativas Especiais, Vivências com a NaturezaResumo
Este artigo tem por objetivo relatar as experiências de um projeto realizado no Centro de Equoterapia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (CEIFCE), IFCE campus Iguatu, utilizando-se da equoterapia como um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem transdisciplinar. As sessões são desenvolvidas ao ar livre e acontecem uma vez por semana, com duração de 30 minutos para cada praticante. São executados exercícios psicomotores, de recuperação e integração. O praticante é acompanhado de acordo com sua deficiência por uma equipe composta por profissionais de áreas diversas. Cada praticante permanece no projeto por vinte quatro meses, passando por avaliação a cada três meses pela equipe. Observou-se uma gradativa evolução nos praticantes em diferentes aspectos do desenvolvimento. A vivência com equoterapia proporcionou uma relação harmoniosa entre os praticantes e a natureza, apresentou resultados para quem a pratica e, também, para a equipe que a conduz, nos aspectos físico, psíquico, moral, social e espiritual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.