Fatores de risco associados no sistema produtivo com a geração de resíduos sólidos de hortaliças em uma agroindústria do município de Ibiúna São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0021Palavras-chave:
Contaminação Microbiana, Caixa de Plástico e Madeira., Higienização, Transporte, Águas Residuárias, Caixa de Plástico e MadeiraResumo
Avaliou-se neste trabalho os fatores de risco associados no sistema produtivo com a geração de resíduos sólidos de hortaliças (RSH) em uma agroindústria do município de Ibiúna- SP. Foi aplicado um questionário com 17 questões para 24 produtores a fim de realizar o diagnóstico dos fatores de risco e a sua posterior associação com a geração de RSH. As questões versavam principalmente sobre o sistema de produção, adubo empregado, origem da água utilizada para irrigação, higienização das hortaliças e forma de transporte. Os resultados revelaram que dos 24 produtores investigados, 14 (58,33%) que entregaram suas hortaliças na agroindústria tiveram a geração de 30% ou mais de RSH. Houve associação significante (p= 0,03) na geração de RSH para o fator de risco ausência de higienização individual da hortaliça com água clorada. Não foi detectada associação significante para as práticas de: utilização de adubo orgânico não tratado, utilização de água de açude ou rio para irrigação com fossa séptica próxima e/ou onde há lançamento de águas residuais, transporte com caixa de madeira e/ou de plástico não higienizada e utilização de caminhão com carroceria de madeira no transporte das hortaliças.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.