Diagnóstico de gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares na estância turística de Ibiúna (SP) Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.002.0017Palavras-chave:
Educação Ambiental, Catadores, Reciclagem, Compostagem, Aterro SanitárioResumo
Este trabalho teve por objetivo geral o diagnostico e a proposta de gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares (GRSD) na Estância Turística de Ibiúna-SP, Brasil. Os objetivos específicos do trabalho foram: a) o diagnóstico do GRSD; b) realização da análise temporal de vida útil do aterro sanitário; c) o diagnóstico da situação social e econômica dos catadores e o nível de educação ambiental da população em relação ao GRSD. Para o diagnóstico do GRSD foi realizada a análise de dados envolvendo secretarias municipais, câmara municipal, empresa privada de limpeza pública, cooperativa de catadores e empresas de reciclagem. A avaliação temporal do aterro sanitário consistiu na realização da gravimétrica dos resíduos sólidos domiciliares (RSD) e a simulação de diferentes taxas de reciclagem e compostagem dos RSD. Para o diagnóstico de educação ambiental da população em relação ao GRSD, selecionou-se uma amostra aleatória simples de 280 pessoas para responder a um questionário. Para o diagnóstico da situação social e econômica dos catadores, foi aplicado um questionário para 17 catadores escolhidos aleatoriamente. O resultado relacionado a reciclagem e compostagem dos RSD apresentaram valores de 1,04% e zero, respectivamente. Para gerar impactos significativos no aumento de vida útil do aterro sanitário acima de um ano, são necessárias que sejam atingidas taxas de reciclagem e compostagem em conjunto de 30% ou superior a este valor. A maioria dos catadores perceberam baixos rendimentos mas gostam do que faz. Há uma baixa prática por parte da população da coleta seletiva, reciclagem, compostagem e outras ações relacionadas ao GRSD.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.