Políticas públicas, planejamento e geração do desenvolvimento urbano sustentável: Importância e múltiplas formas de interações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0026

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade Urbana

Resumo

A política pública desempenha importante papel enquanto instrumento norteador do planejamento e envolve os mais diversos atores sociais em busca de soluções comuns para os problemas urbanos que afetam o interesse coletivo, visto que a exequibilidade do projeto de desenvolvimento urbano sustentável requer esforços igualmente coletivos. Compreender as interações existentes entre a política pública, o planejamento e o desenvolvimento urbano se configuram como elemento facilitador do processo de implementação de tais políticas. Neste sentido, o objetivo do artigo é discutir a importância e múltiplas formas de interações entre as políticas públicas e o planejamento para a geração do desenvolvimento urbano sustentável, estruturando-se como um ensaio teórico, baseado nas inferências de autores como Casula (2017) sobre políticas públicas; Castro et al. (2014) sobre as conexões da política pública e o desenvolvimento; Saravia (2006) e Bresser Pereira et al. (1998) sobre gestão pública; Philippi Junior (2012) e Acselrad (1999) sobre desenvolvimento sustentável, dentre outras importantes contribuições que versam sobre estudos urbanos. As informações foram organizadas e fundamentadas em bases teóricas publicizadas a partir da década de 1990, abordando o tema sob a perspectiva metropolitana-urbana. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de alinhamento do planejamento urbano com as políticas públicas, envolvendo para tanto a participação efetiva da sociedade nas decisões sobre elas com o objetivo precípuo de alicerçar o desenvolvimento urbano sustentável.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Félix da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Em Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestra em Administração (Finanças de Empresas) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB-2003); Professora Adjunta do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Membro do Grupo de Cultura e Estudos do Turismo (GCET/UFB) e do Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia (Gegit/UFCG).

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Titular em Administração Geral da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Cantarina (UFSC–2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB-1995),com atuação nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção da UFCG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor permanente junto aos Programas de Pós-Graduação em Administração da UFPB e da UFCG. Líder do Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia. Membro de conselho editorial e avaliador de vários de vários periódicos científicos e referee em vários eventos científicos no Brasil e no exterior. Atualmente coordena três projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento. Seus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Inovação e Sustentabilidade, Energia e Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Sistemas de Indicadores, Gestão de Recursos Naturais, Inovação Tecnológica, Tecnologias Sociais, Administração e Sociedade.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)