Vulnerabilidade socioambiental: uma análise dos indicadores na cidade de Natal/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.001.0027

Palavras-chave:

Indicadores, Vulnerabilidade, Urbano

Resumo

Indicadores podem ser compreendidos como uma medida que busca sintetizar informações relevantes de um dado fenômeno, analisando seu comportamento ao longo de um espaço temporal. Quando utilizados para análise da vulnerabilidade socioambiental o uso dessa ferramenta se torna fundamental, pois permite a identificação de bairros vulneráveis e facilita seu monitoramento temporal, viabilizando o acompanhamento das variáveis analisadas. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a vulnerabilidade socioambiental da cidade de Natal/RN, a partir de um conjunto de indicadores que enfatizam as questões sociais e ambientais e que caracterizam o cenário urbano brasileiro. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontam que o nível de vulnerabilidade socioambiental para a cidade de Natal foi de 0,4709, classificado como ‘Alto’. Esse resultado é considerado insatisfatório e preocupante, pois coloca a cidade frente a muitas problemáticas que demandam urgência na sua resolução, como forma de garantir condições mínimas de qualidade de vida aos seus citadinos. No entanto, é importante salientar a importância de analisar a cidade com um olhar mais direcionado para cada tema e cada indicador analisado e identificar quais deles necessitam de mais atenção para sanar as problemáticas que os envolvem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Maria Xavier Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora permanente nos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)