Influência da Reforma Agrária Assistida pelo Mercado no desenvolvimento dos beneficiários: Uma análise a partir da abordagem das capacitações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.003.0025

Palavras-chave:

RAAM, Abordagem das Capacitações, Reforma Agrária, Desenvolvimento sustentável

Resumo

O presente artigo procurou verificar a influencia que a Reforma Agrária Assistida pelo Mercado (RAAM) exerce na promoção do desenvolvimento dos seus beneficiários a partir da Abordagem das Capacitações. Deste modo foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica, com uma análise qualitativa sobre a implantação do modelo. Diante das informações apresentadas no referencial teórico deste artigo, foi verificado que este modelo de reforma agrária possui condições de mitigação de privações em todas as cinco liberdades instrumentais propostas por Amartya Sen, desde que seja realizada conforme proposto na legislação brasileira, fato que pode ser percebido ou não nos assentamentos implantados, ressaltando que a viabilidade do projeto não indica o sucesso do mesmo na execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Alves da Silva, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Ciências Econômicas pela URCA - Universidade Regional do Cariri (2013), especialização em Gestão em Finanças Empresariais pela FAEL (2017), Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela UNIVATES (Universidade Vale do Taquari), está cursando o Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento pela UNIVATES (Universidade Vale do Taquari). Atualmente é Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil S/A e consultor da ACJ Empresarial. Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento Humano, Economia e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma agrária, Finanças Pessoais e Empresarial, Análise de Balanços, Gestão de Políticas Públicas, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Regional e Análises de Riscos.

Júlia Elisabete Barden, squisadora da Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1995), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Economia com ênfase em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Taquari - Univates onde ocupa as seguintes funções: docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - PPGBiotec e exerce a função de Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional - PRODESI. Revisora de periódicos da área das ciências sociais aplicadas. Atua principalmente nos temas relacionados ao desenvolvimento, com ênfase no desenvolvimento humano e no desenvolvimento local; e indicadores de sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)