Desenvolvimento rural e a multifuncionalidade da agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0030Palavras-chave:
Qualidade de vida, Ruralidade, MultifuncionalResumo
As mudanças nas relações sociais, ambientais e econômicas têm trazido novas reflexões, com o desafio de entender o novo desenvolvimento rural Nesse sentido, é necessário abandonar a visão reducionista de desenvolvimento rural como apenas agrícola, pois é insuficiente para explicar a realidade com muitas particularidades, como a produção familiar, a transformação da paisagem rural, a multifuncionalidade, uma vez que a finalidade desse desenvolvimento é a promoção e a melhoria das condições de vida das famílias rurais. Diante desse contexto o objetivo do artigo é verificar como a multifuncionalidade da agricultura familiar pode influenciar no desenvolvimento rural. Este estudo é relevante por contribuir para a compreensão da relação multifuncionalidade, agricultura familiar e desenvolvimento, sendo outra perspectiva de caráter multifacetado. A pesquisa é biliográfica, possui abordagem qualitativa de caráter descritiva exploratório. Os resultados apontam que a agricultura familiar, pode influenciar no desenvolvimento rural através da manifestação em conjunto das funções da multifuncionalidade: reprodução socioeconômica, segurança alimentar, manutenção do tecido sociocultural, preservação do ambiente natural, tornando-a, agente do desenvolvimento rural, beneficiando as famílias rurais, o ambiente e a sociedade. Sendo assim a multifuncionalidade da agricultura familiar é um instrumento para o alcance do desenvolvimento rural, portanto as políticas públicas deverá considerá-la, após a resolução das necessidades urgentes estabelecidas no meio rural: infraestrutura, habitação, saúde, educação, fomento a agricultura, buscando uma melhor qualidade de vida das populações rurais, alcançando a consolidação de um desenvolvimento rural sustentável e libertatório.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.