Disponibilidade hídrica, escassez e cobrança de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Paraopeba, MG
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.011.0020Palavras-chave:
Indisponibilidade hídrica, Outorga, Uso InsignificanteResumo
A cobrança e a disponibilidade hídrica são instrumentos que deveriam estar intrinsicamente relacionados, uma vez que a escassez determinaria um possível valor econômico para a água. Objetivou-se com este estudo demonstrar a disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica do rio Paraopeba (Minas Gerais), levantando as áreas de maior e menor disponibilidade e propondo a implementação da cobrança, considerando a escassez como o índice incorporado em sua formulação. A metodologia deste trabalho foi dividida em três etapas, sendo elas: a primeira, voltada para a análise dos dados de outorga e usos insignificantes; a segunda, para análise da disponibilidade hídrica; e na terceira, com a proposição da cobrança com um índice de escassez em sua formulação. Como resultados esta pesquisa mostrará que o usuário insignificante é capaz de causar indisponibilidade hídrica e que com o melhor conhecimento dos usuários (outorgados e insignificantes) e das disponibilidades hídricas, será evidenciado que a falta de uma gestão eficiente é o que está levando a bacia hidrográfica à indisponibilidade hídrica. Além disso, será apresentado o valor que poderia ser arrecadado caso a bacia em estudo tivesse a cobrança de recursos hídricos implementada e discussão sobre a não implementação da cobrança para usuários insignificantes mesmo que causadores de indisponibilidade hídrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.