Planejamento experimental fatorial para otimização da produção de composto orgânico
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0021Palavras-chave:
Reciclagem, Composto orgânico, Planejamento experimental fatorialResumo
O presente trabalho teve como objetivo determinar a configuração ótima para implementar a reciclagem orgânica analisando o composto que foi produzido no Laboratório de Tecnologias Agroambientais UFCG – CAMPUS I. Foi utilizada a metodologia baseada pelo IPT (2000), realizando-se adaptações conforme as condições climatológicas da localidade, onde foram montadas leiras revolvidas, também conhecido como sistema Windrow, a pilha de resíduos (leira) é montada sobre o solo (compactado ou impermeabilizado). Para analisá-lo de forma quantitativa foram utilizados os seguintes tratamentos: inoculante à base de esterco bovino, nas proporções de 10, 20 e 30%, e também o efeito do reviramento que foi realizado a cada 7, 11 e 15 dias. No entanto para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizado planejamento experimental fatorial 2k composto central, estudando o efeito do tempo de reviramento e do inoculante na quantidade de material decomposto. Foram montadas oito (8) leiras com dimensões de 1,5 m de largura por 2 m de comprimento e 1m de altura, com o formato de um telhado com quatro águas, o experimento teve uma duração de 120 dias. Os resultados obtidos mostram a eficácia do uso do planejamento experimental fatorial composto central na formação do composto orgânico, analisando as variáveis quantidade de inoculante e reviramento, obtendo o melhor desempenho ou rendimento com a variável inoculante no seu nível máximo (32,4 kg) e reviramento no seu nível mínimo (7dias).
Palavras-chave: Reciclagem; Composto orgânico; Planejamento experimental fatorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.