Avaliação da qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis dos principais municípios da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0029Palavras-chave:
Catadores de materiais recicláveis, Qualidade de Vida, IndicadoresResumo
Este trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis dos principais municípios da Paraíba (João Pessoa, Campina Grande e Patos). Foram aplicados um questionário validado na literatura (WHOQOL-adaptado), uma entrevista semiestruturada e o acompanhamento do exercício profissional dos catadores, obtendo dados qualitativos e quantitativos. A coleta de dados foi realizada no período de setembro de 2020 a abril de 2021, tendo uma amostra 81 participantes, divididos em oito associações e cooperativas dos municípios em estudo. Na análise estatística foi utilizado o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0 e os testes de Shapiro-Wilk para verificação da normalidade dos dados, sendo utilizado o teste não paramétrico de Kruskal Wallis. Nos resultados encontrados observam-se que os grupos de catadores de materiais recicláveis apresentam uma avaliação diferente sobre sua qualidade de vida (p= 0,0032), saúde (p=0,0032), aproveitar a vida (p=0,0088), segurança na vida diária (p=0,0022), segurança no trabalho (p=0,0004), renda (p=0,0019) e meios de transporte (p=0,0032). Observa-se que a maioria dos catadores são do gênero feminino, estão na quarta década de vida, possuem casa própria, estado civil (solteiros) e grau de escolaridade (ensino fundamental I). Portanto, os catadores de materiais recicláveis avaliam como boa sua qualidade de vida, independente das dificuldades que eles enfrentam, das condições laborais insalubres. Observou-se, neste trabalho, que os indicadores de qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis foram: dinheiro, emprego, estudo, lazer, moradia, saúde, segurança e satisfação profissional. A identificação desses indicadores é essencial para a formulação de políticas públicas que auxiliem os gestores municipais na construção de projetos e leis para o beneficiamento da gestão de resíduos sólidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.