Estimativa da eficiência de um telhado verde baseado em método empírico
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0015Palavras-chave:
Método racional empírico, Técnicas compensatórias, Sustentabilidade, DrenagemResumo
O presente artigo tem por objetivo demonstrar a estimativa da eficiência de um telhado verde baseado no método racional empírico na cobertura do Fórum Paula Batista, prédio anexo do Tribunal de Justiça, localizado no bairro de Santo Antônio na cidade do Recife. A partir da análise do panorama de como se encontram as cidades do século XXI, com o aumento da temperatura em nosso planeta, cuidados com o meio ambiente tem sido uma constante. Através das técnicas usadas na engenharia civil busca-se atualmente, novas técnicas construtivas visando compensar os impactos ambientais causados pelas edificações. Cada vez mais se discute a sustentabilidade, principalmente na construção civil, alertando para a importância de se agir positivamente em relação ao meio ambiente. O telhado verde como uma das técnicas compensatórias de drenagem das águas pluviais, resulta em benefícios ambientais, econômicos e sociais. A partir da análise do método empírico foi desenvolvido cálculos baseados em fórmulas para explicar a vantagem da utilização do telhado verde na edificação para efeito da sustentabilidade na construção civil nos centros urbanos, além de constatar a sua utilização. A problemática surgiu a partir do questionamento sobre como o Fórum Paula Batista poderia economizar despesas correntes de forma sustentável? A solução encontrada foi a construção de um telhado verde para minimizar o custeio com manutenção, através da captação de águas pluviais para sua reutilização. Diante dos resultados obtidos, a construção de um telhado verde extensivo, além de agregar valores e status à construção, oferece novas funções ambientais e urbanas. Incentivando assim, outros prédios públicos a utilizarem desta implementação para melhor economicidade de despesas e qualidade de vida dos servidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.