Ouriço da castanha do Pará (Bertholettia excelsa): caracterização e seus possíveis usos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0015Palavras-chave:
Resíduos agroindustriais, Castanha-do-Pará, AdsorçãoResumo
A manipulação de materiais provenientes da indústria agrícola gera no decorrer da produção, grandes quantidades de resíduos orgânicos da agricultura e indústria, causando várias questões no ambiente resultante da concentração e descarte em áreas indevidas. A diversidade biológica da flora na floresta amazônica é de grande proporção, sendo eles os vegetais e seus respectivos frutos, podendo assim destacar-se a castanha-do-Pará que é retirada da planta com família lecythidaceae, com espécie bertholettia excelsa e seus frutos contendo sementes. A grande maioria da colheita brasileira de castanha-do-Pará é designada à utilização natural, entretanto quando são desaprovadas pelo mercado internacional por demonstrar-se danificadas ou fragmentadas, estas não são consumidas. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar o ouriço da castanha-do-Pará através de técnicas analíticas, estrutural e de caracterização química, a fim de propor possíveis usos para esse material e seus subprodutos gerados na extração e no seu processamento agroindustrial. Para realizar a caracterização do resíduo da castanha-do-Pará foram utilizadas técnicas de infravermelho (IV) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os resultados da análise do IV apresentaram bandas que confirmam que o resíduo estudado possui em sua composição os principais constituintes da biomassa vegetal: celulose, hemicelulose e lignina, sendo considerado como resíduo lignocelulósico. As imagens obtidas na análise de MEV revelaram uma superfície fibrosa e irregular. Foram evidenciadas grandes perspectivas para a utilização do fruto, tanto em processos de adsorção utilizando o material como carvão ativado, carvão vegetal e biofertilizante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.