Análise da gestão de resíduos da construção civil utilizando indicadores ambientais: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0012Palavras-chave:
Meio ambiente, Construção civil, IndicadoresResumo
O aumento populacional e o crescente processo de urbanização dos municípios têm contribuído para a geração e produção cada vez maior de resíduos da construção civil – RCC. A indústria da construção civil é responsável por diversos impactos ambientais como, extração dos recursos naturais, disposição irregular dos resíduos da construção civil (RCC) em locais inapropriados, impactando diretamente na saúde pública, na proliferação de vetores e doenças, bem como na deterioração da paisagem urbana. Com a necessidade de reduzir a geração dos resíduos de construção civil e de lhes dar a destinação ambientalmente adequada é importante a promoção de pesquisas e estudos para a ampliação e conhecimento dos casos nos canteiros de obras. Uma correta gestão dos seus resíduos nas obras é um passo importante para a construção civil, principal indústria consumidora de matéria-prima e geradora de resíduos. Focar na redução de perdas nos canteiros de obras e incentivar a reciclagem é um caminho para a sustentabilidade do setor. A realização da pesquisa permite construir novos conhecimentos sobre o gerenciamento de resíduos de construção civil, tanto na parte teórica quanto nas informações obtidas na coleta de dados por meio do questionário de pesquisa. Políticas públicas devem ser criadas para auxiliar gestores a criar estruturas capazes de proporcionar uma gestão eficaz, diminuindo os impactos dos resíduos no meio ambiente. Para que haja um correto destino para esses resíduos são essenciais o gerenciamento e a gestão correta dos RCC, fazendo com que esta prática seja ecologicamente correta e sustentável para as obras. Neste panorama o presente artigo busca apresentar as etapas que necessitam ser adotadas para o gerenciamento e gestão dos RCC em obras do município de Olinda. Será elaborado um estudo com indicadores de sustentabilidade ambiental para avaliar o gerenciamento de RCC nessas obras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.