A comunidade tradicional pantaneira de mimoso na reserva da biosfera do Pantanal
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0022Palavras-chave:
Bioculturalidade, Conhecimento ecológico tradicional, Mato Grosso, Mimoseanos, Uso das plantasResumo
A comunidade tradicional pantaneira de Mimoso, localizada no Pantanal Mato-grossense é detentora de saberes e práticas herdadas e acumuladas de seus ancestrais indígenas e não indígenas. A vivência no mundo com o domínio das águas, como o pantanal, possibilita experiências singulares presente nessa comunidade que pode revelar o cotidiano, o modo de vida, o trabalho, as crenças, os mitos e as interrelações que expressam o encontro da natureza e sociedade. Neste estudo buscamos compreender as relações sociais, ambientais e as manifestações culturais estabelecidas no seu espaço de vivência. A investigação foi qualitativa e a seleção das pessoas foi baseada no método bola de neve, onde 29 interlocutores participaram de entrevistas semiestruturadas entre os meses de fevereiro de 2019 e março de 2020. A observação participante foi realizada na moradia de cinco famílias, onde foi vivenciado seu cotidiano e as narrativas de suas histórias de vida, e, em outros ambientes de socialização como rodas de conversa e feira de produtos bioculturais. Deste modo, foi possível conhecer como vivem, quais os costumes e práticas dessa população. A comunidade apresentou saberes e práticas tradicionais no seu cotidiano identificados por meio de produtos bioculturais e de valores e sentimentos de pertencimento que os levou a se autodenominarem mimoseanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.