Estrutura populacional e distribuição espacial de Bertholletia excelsa Bonpl. parque nacional do Juruena, Amazônia meridional
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0007Palavras-chave:
Castanheira, PNJu, DAPResumo
Após a decadência do ciclo econômico da borracha, a castanheira constituiu-se no principal produto extrativo. A crescente destruição da floresta Amazônica influi negativamente na ecologia da castanheira. Padrões de distribuição espacial é uma ferramenta muito utilizada para entender o comportamento ecológico da espécie. Foram demarcadas duas áreas no Parque Nacional do Juruena, nas quais continham um módulo do PPBio em cada, e nelas amostradas todas as castanheiras com DAP>10 cm. Os indivíduos amostrados foram divididos em cinco classes: Jovens; adultos jovens; adultos produtivos; adultos maduros; e adultos idosos. Na área I, 1200 ha, foram amostrados 143 indivíduos, e na área II, 500 ha, 18 árvores. A densidade foi de 0,119 e 0,032 indivíduos ha-1 para a área I e área II respectivamente. 82,52% dos indivíduos da área I estão na classe adultos produtivos e 72,22% estão nesta mesma classe na área II. As árvores amostradas na área I possuem idade média de 255 anos, e na área II de 208. O índice de Morisita, para a área I e área II foi de 4,133 e 7,320 respectivamente. A distribuição espacial das castanheiras amostradas em ambas as áreas foi agregada. A área I possui maior densidade, alta concentração de árvores em período produtivo e maior média de idade do que a área II.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.