Uso da terra na bacia hidrográfica do Rio Cabaçal e estimativa do coeficiente de escoamento superficial
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0023Palavras-chave:
Recurso Hídrico, Uso do solo, DesmatamentoResumo
As bacias hidrográficas são áreas delimitadas por divisores de águas contendo um sistema de drenagem composto de nascentes e cursos de águas principais e secundários. Quando estas são ocupadas sem planejamento, geram inúmeras consequências, como por exemplo, a exploração dos recursos naturais, aumento do desmatamento, ocupações urbanas em áreas inadequadas, dentre outros. Essas práticas aceleram os processos de degradação ambiental das bacias hidrográficas, comprometendo também a qualidade e quantidade dos recursos hídricos disponíveis. A presente pesquisa teve como objetivo realizar avaliações da evolução do uso e cobertura do solo e a estimativa no impacto do coeficiente de escoamento superficial médio no período de 1985 a 2020 na bacia hidrográfica do Rio Cabaçal. Para a realização da pesquisa a bacia hidrográfica foi delimitada utilizando o Modelo Digital de Elevação (MDE) e a ferramenta Watershed do QGIS, e, em seguida, foi feita a classificação do uso e cobertura do solo para os anos de 1985, 2000, 2010 e 2020 utilizando imagens dos sensores TM/Landsat 5 e OLI/Landsat 8. A estimativa do coeficiente de escoamento superficial médio foi feita utilizando o mapa de pedologia, de uso e cobertura do solo e de declividade. A área de floresta reduziu 59% de 1985 para 2020, enquanto que as áreas de pastagem e de solo cultivado aumentaram 81% e 48%, respectivamente. O coeficiente médio de escoamento superficial aumentou aproximadamente 5% no período estudado, mostrando que a redução das áreas de florestas não causou elevado impacto no coeficiente médio de escoamento superficial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.