Crescimento de rizobactérias amazônicas em meio de cultura contendo farinha do mesocarpo do babaçu (Orbignya phalerata Mart.) como fonte de nutrientes
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0010Palavras-chave:
Metabolismo microbiano, Microbiota amazônica, BiotecnologiaResumo
O babaçu (Orbignya phalerata Mart.) tem uma ocorrência elevada em algumas partes da Amazônia, mas raramente é usado pela população regional, podendo ser um fator de desenvolvimento econômico e social na região, como ocorre comumente no Estado do Maranhão. Para que isso ocorra, torna-se necessário aproveitar o mesocarpo, rico em amido, em produtos ou subprodutos que sirvam de base de suprimento de matéria prima para bioindústrias capazes de converter esses compostos em algo de maior valor econômico. Foram realizados experimentos de laboratório com 40 rizobactérias, avaliando-se seus crescimentos em meio de cultura contendo manitol (controle) e, em meio contendo farinha de babaçu em duas temperaturas, 27 °C e 55 °C. Os principais resultados indicaram que das 40 rizobactérias testadas, as com maiores crescimentos no meio contendo farinha de babaçu foram as INPA R236, INPA R262, INPA R266, INPA R269, INPA R015, INPA R296 e INPA R689. Nenhuma das 40 rizobactérias apresentou crescimento visível nas placas de Petri contendo meio com farinha de babaçu à temperatura de 55 °C.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.