Germinação de Capim-Navalha (Paspalum Virgatum l.) e Capim-Capeta [(Sporobolus Indicus (l.) r.br.)] em função da temperatura e da luz
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0009Palavras-chave:
Biologia, Sementes, Planta daninha, FotoperíodoResumo
O capim-navalha (Paspalum virgatum L.) e o capim-capeta [Sporobolus indicus (L.) R. Br.] são poáceas muito difundidas nas regiões pecuárias do Brasil, comum em condições de pastagens degradadas. Nos últimos anos tornaram-se um problema constante no estado de Mato Grosso onde existem poucos estudos que avaliaram suas características biológicas e o controle dessas espécies. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da temperatura com presença e ausência de luz na germinação de sementes de Paspalum virgatum L. (P. virgatum) e Sporobolus indicus (L.) R. Br (S. indicus). As sementes de ambas espécies foram coletadas em áreas de pastagens degradadas em Alta Floresta-MT. O experimento foi desenvolvido em esquema fatorial 4x2, sendo quatro temperaturas: 25°C e 27°C (constante) e alternâncias 20-30°C e 20-25°C; e duas condições distintas presença (fotoperíodo de 8 h) e ausência de luz. Foram avaliadas a porcentagem e a velocidade de germinação até os 21 dias após o início do teste de germinação. Constatou-se que as exigências de temperatura e luz variam de acordo com a espécie, sendo que S. indicus necessita de luz para a germinação, o que não se verifica para P. virgatum. As temperaturas mais adequadas para a germinação das sementes são 20-30 °C, para S. indicus e 20-30 °C ou 20-25°C, para P. virgatum.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.