Eficiência agronômica de atrazine no controle de Capim-navalha e Capim-capeta
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0011Palavras-chave:
Paspalum virgatum L, Sporobolus indicus (L.) R. Br, Controle químico, Resposta biológica, TriazinaResumo
O capim-navalha (Paspalum virgatum L.) e o capim-capeta [Sporobolus indicus (L.) R. Br.] são plantas daninhas importante em áreas de pastagem na região norte do estado de Mato Grosso, causando prejuízos significativos aos pecuaristas, sendo consideradas espécies de difícil devido sua semelhança morfológica e fisiológica com as forrageiras em áreas de pastagens. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de injúria de atrazine aplicada em pré-emergência das plantas daninhas Paspalum virgatum L. (P. virgatum) e Sporobolus indicus (L.) R. Br. (S. indicus) por meio de curva dose-resposta em duas classes texturais. Foram realizados dois experimentos independentes, um para cada espécie, em dois tipos de solo (Cambissolo - de textura franco- textura arenosa e Argissolo Vermelho distrófico - textura argilosa), utilizando a escala percentual de notas para verificar o nível de injúria de P. virgatum e S. indicus e a matéria seca no final dos experimentos. Para o controle do S. indicus, para ambos os solos estudados, as doses requeridas foram menores que a dose recomendada de atrazine para cultura do milho (2.000 g ha-1) aos 15, 30 e 60 DAA (Dias Após Aplicação) e aos 60 DAA para matéria seca. A atrazine controlou o P. virgatum, desde os 15 DAA, nas doses abaixo da recomendação do fabricante para a cultura do milho (250 ha-1). A atrazine proporcionou controle eficiente do P. virgatum e S. indicus (dose menor que 2.000 g. ha-1) quando aplicada em pré-emergência das espécies estudados. Sendo promissor no manejo em pré-emergência para cultivo consorciado milho-forrageira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.