Mapeamento da vulnerabilidade natural aos processos erosivos na microrregião do Cariri Oriental Paraibano
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0045Palavras-chave:
Vulnerabilidade, Erosão, GeoprocessamentoResumo
A vulnerabilidade natural de um determinado ambiente mostra a pré-disposição do ambiente frente a fatores naturais (Clima, geologia, geomorfologia, pedologia e vegetação) e sua estabilidade em relação à morfogênese e à pedogênese dos ambientes. O objetivo principal deste trabalho foi analisar e mapear a vulnerabilidade natural aos processos erosivos da microrregião do Cariri Oriental, região semiárida da Paraíba, bem como determinar a sua vulnerabilidade natural aos processos erosivos. Para tal, foram utilizados mapas de geologia, pedologia, declividade, cartas topográficas e imagens de satélite Landsat TM para verificação da vegetação, além de dados climatológicos de estações localizados no interior e exterior da área de estudo. Os principais resultados adquiridos indicam que a área apresenta características de intermediariedade o que é um fator a ser levado em consideração, pois esses ambientes estão mais propensos às mudanças o que faz crer que existe tendência a estes ambientes aumentarem suas vulnerabilidades devido ao fato de ser uma área que apresenta historicamente um predatismo antrópico dos recursos naturais fato este que deve ser estudado mais a fundo para melhores resultados da atual situação ambiental da área de estudo além de sugerir ações de gestão de recursos para uma melhor convivência entre seres humanos e meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.