Representação do programa de avaliação da qualidade da educação superior através da Teoria do Programa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0022Palavras-chave:
Avaliação de Políticas Públicas, Teoria do Programa, Matriz de Estrutura Lógica, Modelo LógicoResumo
Este artigo propõe uma representação da Teoria do Programa. O estudo foca-se no desenvolvimento da Matriz de Estrutura Lógica e na representação do programa de avaliação da qualidade da educação superior brasileira por meio do Modelo Lógico. Uma vez que a educação de qualidade é um ativo valioso para um país, pois define seu futuro e de seu povo, a representação do programa de avaliação da qualidade da educação superior à luz da Teoria do Programa, por meio do Modelo Lógico e do desenvolvimento da Matriz de Estrutura Lógica contribuiu para a consolidação da compreensão do sistema de avaliação da educação superior, tendo em vista que o estudo identificou o caminho causal da intervenção, os vínculos de causa-efeito entre os elementos e os possíveis resultados que geram aprendizagem política, promovem a mudança social e garantem a sustentabilidade do programa. Assim, os resultados fortaleceram o aprendizado sobre o sistema de avaliação da educação superior, tendo em vista que o trabalho prático propiciado pelo estudo consolidou e corroborou o conteúdo teórico levantado. Pela importância da Matriz de Estrutura Lógica e do Modelo Lógico como instrumentos que podem ser adotados em diversos estudos na área de avaliação de políticas públicas, espera-se que este trabalho possa inspirar outras pesquisas.
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