Simplificação dos processos do serviço público: um macroprocesso simplificado
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0012Palavras-chave:
Gestão Pública, Gestão de Processos, Modernização, Flexibilização de processos, Simplificação de processosResumo
A gestão de processos passou a ser uma questão importante para a sobrevivência das organizações e no setor público essa premissa não é diferente. Uma forma de atualizar a visão fundamentalista da tecnologia burocrática e ter como objetivo a arquitetura dos processos no cidadão é substituir a linha de produção pela visão do design de serviço. Este artigo tem como objetivo construir um macroprocesso de simplificação dos “processos dos serviços públicos”, suficientemente flexível e que possa ser utilizado em diferentes setores e organizações públicas. Aplica-se uma abordagem exploratória descritiva com base bibliográfica e documental para a construção do Macroprocesso Simplificado. O resultado encontrado foi um sistema construído de forma robusta e que atende de forma adequado o Marco Legal, regulamentando a simplificação dos processos de forma flexível, assim como pode ser customizada para diferentes setores da administração pública. O macroprocesso precisa ser customizado para dar conta das especificidades locais e é composto por quatro grandes ciclos, que precisam ser gerenciados e melhorados permanentemente. Não foram apresentados os indicadores de desempenho porque estes indicadores precisam ser construídos segundo as especificidades de cada setor e organização.
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