O reuni e a inclusão social: novos desafios para a gestão universitária

Autores/as

  • Gionete Evangelista da Conceição Centro Universitário UNA
  • Cristiana Trindade Ituassu Fundação Getúlio Vargas
  • Luiz Paulo Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0009

Palabras clave:

Políticas públicas, Reuni, Inclusão social

Resumen

O artigo trata dos desafios que as políticas públicas de inclusão social trazem para a gestão universitária. Tem por objetivo analisar o que dizem gestores da UFMG sobre a implantação do REUNI e inclusão social nesta Universidade. Utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, descritiva, que consistiu em um estudo de caso, com participação de gestores ocupantes de cargos vinculados diretamente à Reitoria e coordenadores de cursos, englobando oito grandes áreas do conhecimento. Como método de coleta de dados, utilizou-se de pesquisa documental e entrevista semiestruturada com 23 gestores. O tratamento dos dados foi realizado com auxílio do software IRAMUTEQ, sendo realizada análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o Programa REUNI foi uma política de Governo necessária, porém insuficiente para promover a inclusão social e que a expansão de vagas por si só, não garante a inclusão social, sendo necessárias a adoção de outras políticas focalizadas que visem a garantir igualdade de condições na permanência e de participação em atividades de pesquisa e extensão, evitando-se a inclusão excludente das minorias.

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Biografía del autor/a

Gionete Evangelista da Conceição, Centro Universitário UNA

Mestre em Administração pelo UNA na área de Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade. Especialista em Gestão Estratégica Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Gestão de Recursos Humanos (2013) e ênfase em Gestão de Negócios (2003). Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (1998). Atuou como Gestora Administrativa do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito e do Programa de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da UFMG. Desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas em Educação; Formação e Desenvolvimento profissional; e em Estudos Organizacionais.

Cristiana Trindade Ituassu, Fundação Getúlio Vargas

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, em Estudos Organizacionais, área para a qual foi selecionada em primeiro lugar, em 2008, e aprovada com distinção, em 2012. Mestre em Administração com ênfase em Mercadologia e Administração Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas, onde se formou em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Professora Adjunta da área de Teoria das Organizações, na Universidade Federal de Minas Gerais (Faculdade de Ciências Econômicas). Atuou por cinco anos no Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA. Durante dez anos, coordenou cursos de especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Gestão de Negócios da PUC Minas, onde lecionou disciplinas ligadas ao comportamento de consumo. Atualmente pesquisa temas relacionados à cultura do management e à produção de sentidos, além de outros assuntos da área de Organizações, numa perspectiva crítica (Poder, Simbolismo, Cultura Organizacional).

Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto A no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE - FaE - UFMG). Fez sua residência pós doutoral estudando as correlações entre identidade e representações sociais. Possui doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE-UFMG), mestrado em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG) e é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente coordena as atividades do Grupo de Estudos sobre Representações Sociais (GERES) e tem desenvolvido e orientado pesquisas na área da Psicologia Social: representações sociais, gênero, trabalho, educação e sujeitos campesinos.

Publicado

2017-08-29