The meeting and social inclusion: new challenges for university management

Authors

  • Gionete Evangelista da Conceição Centro Universitário UNA
  • Cristiana Trindade Ituassu Fundação Getúlio Vargas
  • Luiz Paulo Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0009

Keywords:

Public policy, Reuni, Social inclusion

Abstract

The article deals with the challenges that public policies of social inclusion bring to university management. It aims to analyze what UFMG managers say about the implementation of REUNI and social inclusion in this University. Methodological procedures were used as qualitative and descriptive research, which consisted of a case study, with the participation of managers occupying positions directly linked to the Rectory and coordinators of courses, encompassing eight major areas of knowledge. As a method of data collection, we used documentary research and semi-structured interview with 23 managers. The data treatment was carried out using IRAMUTEQ software, and content analysis was performed. The results showed that the REUNI Program was a necessary Government policy, but insufficient to promote social inclusion and that the expansion of vacancies by itself does not guarantee social inclusion, and other targeted policies are necessary to guarantee equality of conditions in the permanence and of participation in research and extension activities, avoiding the exclusionary exclusion of minorities.

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Author Biographies

Gionete Evangelista da Conceição, Centro Universitário UNA

Mestre em Administração pelo UNA na área de Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade. Especialista em Gestão Estratégica Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Gestão de Recursos Humanos (2013) e ênfase em Gestão de Negócios (2003). Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (1998). Atuou como Gestora Administrativa do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito e do Programa de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da UFMG. Desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas em Educação; Formação e Desenvolvimento profissional; e em Estudos Organizacionais.

Cristiana Trindade Ituassu, Fundação Getúlio Vargas

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, em Estudos Organizacionais, área para a qual foi selecionada em primeiro lugar, em 2008, e aprovada com distinção, em 2012. Mestre em Administração com ênfase em Mercadologia e Administração Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas, onde se formou em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Professora Adjunta da área de Teoria das Organizações, na Universidade Federal de Minas Gerais (Faculdade de Ciências Econômicas). Atuou por cinco anos no Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA. Durante dez anos, coordenou cursos de especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Gestão de Negócios da PUC Minas, onde lecionou disciplinas ligadas ao comportamento de consumo. Atualmente pesquisa temas relacionados à cultura do management e à produção de sentidos, além de outros assuntos da área de Organizações, numa perspectiva crítica (Poder, Simbolismo, Cultura Organizacional).

Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto A no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE - FaE - UFMG). Fez sua residência pós doutoral estudando as correlações entre identidade e representações sociais. Possui doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE-UFMG), mestrado em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG) e é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente coordena as atividades do Grupo de Estudos sobre Representações Sociais (GERES) e tem desenvolvido e orientado pesquisas na área da Psicologia Social: representações sociais, gênero, trabalho, educação e sujeitos campesinos.

Published

2017-08-29