Intenção de compra de produtos locais em consumidores de estados brasileiros de alto sentimento bairrista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0003

Palabras clave:

Bairrismo, Comportamento do Consumidor, Cetscale, Pernambuco, Rio Grande do Sul

Resumen

Esta pesquisa objetivou identificar se há relação entre o sentimento bairrista e a intenção de compra de produtos locais. Foram selecionados os estados brasileiros: Pernambuco e Rio Grande do Sul, pois, constam na literatura científica como fortes características bairristas. Adaptou-se os itens da CETSCALE para uma configuração de consumo local, gerando dois formulários, um para cada estado, e disponibilizados online entre junho e julho de 2019, obtendo amostra de 229 respondentes. Constatou-se alta porcentagem do sentimento bairrista em ambos estados, com superioridade para o sentimento entre os pernambucanos. Porém, quando estabelecida a relação com o consumo, não se identificou influência para a não-compra de produtos de outras regiões, apesar de percebida a intenção de valorização do consumo de produtos locais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração (UFSC), Mestre em Administração (UFPE), Especialista em Gestão Pública (IFPE), Bacharel em Administração (UFPE). Atualmente é Professor Substituto da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste (UFPE/CAA) e tem interesse em pesquisas nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor. Também é Licenciado em Biologia (FFPNM/UPE), Técnico em Alimentos (UFRPE/CODAI), Especialista em Saúde da Família (AVM), e Especialista em Ensino de Biologia (UPE/ICB). Atuou como Professor contratado da rede pública estadual do Governo de Pernambuco, Tutor virtual do curso técnico em administração pela Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco, na modalidade EAD, e Professor convidado da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE). É autor de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, atua ainda como avaliador de artigos em diversos periódicos. Integra o grupo de pesquisa NICO (Núcleo de Inteligência Competitiva Estratégica Organizacional em Marketing e Logística), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), registrado no CNPq. 

Weverson Soares Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Consultor hospitalar na Indústria farmacêutica, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSC), linha de pesquisa: Marketing, Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial, Acreditação Hospitalar e Universitária. Pós-graduado MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Liderança e Formação de Gestores pela Universidade Federal do Tocantins e graduado em Ciências Contábeis pelo Instituto de Educação e Pesquisa Objetivo. Membro do grupo de pesquisa registrado na UFSC e no CNPq, denominado: Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO).

Rudimar Antunes da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular - Ph.D., do Departamento de Ciências da Administração, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado em Administração pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG-U.Minho (2013-2014) - Braga/Portugal - Bolsa Estágio Sênior CAPES, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP-UFSC-2000 - Bolsa CAPES), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA-UFSC-1992 - Bolsa CAPES) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-1982). Professor Titular do Curso de Ciências da Administração (CAD/UFSC), Coordenador Pró-Tempore, professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSC) e foi professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC). Linha de pesquisa: Marketing, Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial, Acreditação Hospitalar e Universitária. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e anais de eventos nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa registrado na UFSC e no CNPq, denominado: Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO). 

Publicado

2020-12-02