Intent to purchase local products from consumers of Brazilian high-feeling states ‘bairrista’

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0003

Keywords:

Bairrismo, Consumer behavior, CETSCALE, Pernambuco, Rio Grande do Sul

Abstract

This research aimed to identify if there is a relationship between the local feeling and the intention to buy local products. The Brazilian states were selected: Pernambuco and Rio Grande do Sul, as they appear in the scientific literature as strong 'bairristas' characteristics. The CETSCALE items were adapted to a local consumption configuration, generating two forms and made available online between June and July 2019, obtaining a sample of 229 respondents. A high percentage of the feeling of 'bairrista' was verified in both states, with superiority among the Pernambuco. However, when the relationship with consumption was established, there was no influence on the non-purchase of products from other regions, despite the perceived intention of valuing the consumption of local products.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração (UFSC), Mestre em Administração (UFPE), Especialista em Gestão Pública (IFPE), Bacharel em Administração (UFPE). Atualmente é Professor Substituto da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste (UFPE/CAA) e tem interesse em pesquisas nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor. Também é Licenciado em Biologia (FFPNM/UPE), Técnico em Alimentos (UFRPE/CODAI), Especialista em Saúde da Família (AVM), e Especialista em Ensino de Biologia (UPE/ICB). Atuou como Professor contratado da rede pública estadual do Governo de Pernambuco, Tutor virtual do curso técnico em administração pela Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco, na modalidade EAD, e Professor convidado da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE). É autor de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, atua ainda como avaliador de artigos em diversos periódicos. Integra o grupo de pesquisa NICO (Núcleo de Inteligência Competitiva Estratégica Organizacional em Marketing e Logística), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), registrado no CNPq. 

Weverson Soares Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Consultor hospitalar na Indústria farmacêutica, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSC), linha de pesquisa: Marketing, Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial, Acreditação Hospitalar e Universitária. Pós-graduado MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Liderança e Formação de Gestores pela Universidade Federal do Tocantins e graduado em Ciências Contábeis pelo Instituto de Educação e Pesquisa Objetivo. Membro do grupo de pesquisa registrado na UFSC e no CNPq, denominado: Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO).

Rudimar Antunes da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular - Ph.D., do Departamento de Ciências da Administração, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado em Administração pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG-U.Minho (2013-2014) - Braga/Portugal - Bolsa Estágio Sênior CAPES, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP-UFSC-2000 - Bolsa CAPES), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA-UFSC-1992 - Bolsa CAPES) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-1982). Professor Titular do Curso de Ciências da Administração (CAD/UFSC), Coordenador Pró-Tempore, professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSC) e foi professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC). Linha de pesquisa: Marketing, Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial, Acreditação Hospitalar e Universitária. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e anais de eventos nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa registrado na UFSC e no CNPq, denominado: Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO). 

Published

2020-12-02