Evidências bibliométricas do distanciamento entre acadêmicos e praticantes de marketing
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0005Palabras clave:
Teoria de Marketing, Prática de Marketing, Divulgação Científica, Mercado EditorialResumen
Prioridades diferentes de praticantes e acadêmicos de Marketing levam ao seu distanciamento. Acadêmicos normalmente focam em publicações nos periódicos mais prestigiosos. Praticantes de Marketing costumam não se ocupar com publicações, concentrando-se na solução dos problemas profissionais. Este artigo responde à dúvida se títulos de livros e artigos científicos de Marketing evidenciam esse distanciamento entre academia e prática. Foi realizado um estudo bibliométrico, coletando-se por meio de web-scraping 351 títulos de livros sobre Consumer Behavior e 293 sobre Marketing Research, e também, 252 títulos de artigos do Journal of Marketing, 336 do Journal of Consumer Research e 332 do Journal of Marketing Research. Utilizando a Análise de Conteúdo foram criadas 8 categorias de análise. A análise do Teste Qui-quadrado de Pearson (χ2) indicou que existe uma associação significativa entre as categorias de análise propostas (8) e o tipo de publicação (2, Livros e Artigos Científicos), χ2 (7, N = 5.112) = 518,274, p = ,000, V de Cramer = ,318. A partir dos Resíduos Ajustados foi possível afirmar que 7 das 8 categorias mostraram associação entre os tipos de publicação, com destaque para as categorias Conceitos e Instruções, sendo a primeira preponderante em artigos científicos e a segunda em livros. Os resultados evidenciam o distanciamento entre acadêmicos e profissionais de Marketing. Sugere-se que se promova a interlocução entre as partes, para reduzir o distanciamento e beneficiar ambos os domínios.
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