A influência da gamificação na experiência do consumidor
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0003Palabras clave:
Gamificação, Aplicativos de Compras Online, Experiência do consumidorResumen
O presente estudo tem o objetivo de verificar a influência da gamificação na
experiência do consumidor. Pesquisas sobre gamificação tem crescido no mundo em
várias áreas, apoiadas principalmente ao estímulo à experiência de consumo. A
gamificação diz respeito ao uso de elementos de jogos em um contexto onde o
entretenimento não seja o objetivo principal. Para realização desta pesquisa, um
modelo teórico foi proposto. Foram selecionadas como variáveis exógenas o prazer,
o aprendizado, a criatividade e a motivação; e como variáveis endógenas a
gamificação, as mídias sociais e a experiência do consumidor. Para testar o modelo,
foi realizada uma survey, com dados primários, via questionário eletrônico. Na coleta
de dados, a composição da amostra contou com 468 respondentes. Nos achados da
pesquisa, houve influência positiva e significativa da gamificação na experiência do
consumidor. Portanto, pode-se concluir que os aplicativos de compra online que
possuem elementos de jogos exercem uma influência sobre a tomada de decisão do
consumidor final.
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