Contribuições da psicanálise para a crítica literária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0022

Palabras clave:

Psicanálise, Crítica literária, Inconsciente, Psicocrítica, Freud, Literatura, Conto, Gato preto

Resumen

Este trabalho buscou demostrar um pouco da crítica psicanalítica, exemplificando, em análise, o conto ‘O Gato Preto’. Esclarecendo brevemente a teoria do Sigmund Freud, o pai da psicanálise, e de como toda sua descoberta e observações em torno do inconsciente, foram importantes para a literatura. Mas não se pode negar que sua teoria está em constante relação com contexto literário, então, este trabalho, mostra as grandes contribuições de Freud para a análises literárias. Como exemplo dessas contribuições, foi pegado um conto de Edgar Allan Poe, por isso, surgiu a necessidade de abordar o que seria o conto para esse grande escritor norte-americano da ficção do terror. Logo após, seguiu a análise do ‘O gato preto’, assim, na prática, tornando mais evidente que existe uma relação entre a literatura e psicanálise.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Larisse Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe, apta para lecionar. Experiência na área em Português(gramática) e interpretação de texto, Linguística, discurso e suas vertentes.
Interesses particulares em Fotografia como forma de linguagem, psicanálise e análise comportamental, bem como análise discursivas.

Publicado

2020-10-28