O trabalho do contador: um estudo realizado em instituições federais de ensino de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.001.0007Palabras clave:
Trabalho, Contador, Instituições Federais de EnsinoResumen
Esta pesquisa objetiva caracterizar a percepção dos contadores a respeito do trabalho que realizam em Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina (IFE/SC) e sua contribuição para gestão e sociedade. Os sujeitos da pesquisa são 41 (quarenta e um) contadores lotados e em exercício nas IFE/SC. Esta pesquisa apoia-se em uma abordagem metodológica qualitativa e como instrumento para coleta de dados utilizou-se a estratégia do questionário. Dessa forma, elaborou-se o instrumento de coleta de dados com o intuito de identificar o nível de formação dos contadores das IFE/SC, bem como o tempo de atuação nas instituições; a compreensão do contador a respeito do ofício realizado, do seu desenvolvimento profissional e sobre a contabilidade; e a percepção do contador acerca do espaço que a contabilidade possui na instituição e quanto à participação do contador na gestão da instituição e na sociedade. Para realizar a análise de conteúdo, fez-se uso da observação categorial descrita por Bardin (2009), que organiza as categorias a partir da totalidade do texto. A fim de dar suporte às considerações utilizaram-se os principais autores MOW (1987), Migliaccio Filho (1994), Silva (2003), Alves et al. (2007), Tolfo et al. (2007), Tonin et al. (2007), Cardoso et al. (2006) e Slomski et al. (2010). Das respostas verificadas, identificaram-se as prerrogativas da ocupação do contador, haja vista que as atividades desempenhadas estão centradas na forte presença de uma rotina em que se evidencia um trabalho mecanizado, repetitivo cuja premissa está centrada na individualização e não na compreensão de todo o processo de trabalho. Apesar da ênfase na repetição, as respostas apontam para o trabalho executado, para a primazia pelo conhecimento técnico e para ética no que se realiza, ainda que esta direcione ao que se realizou. Quanto ao desenvolvimento profissional, as respostas indicam a formação continuada centrada em práticas contábeis rotineiras. Em relação ao espaço que a contabilidade ocupa nas instituições, a compreensão dos contadores é que esse espaço cresce e que os serviços desempenhados pelo contador contribuem para a tomada de decisão da gestão. Desse modo, verifica-se que os profissionais compreendem o produto do trabalho realizado e os benefícios reais para as instituições. Entretanto, os resultados apontam que os contadores possuem dificuldades para compreender o alcance do serviço para a sociedade, e isso impacta no sentido do valor que esse tem para o profissional.
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