A influência da religiosidade no materialismo de fiéis católicos do estado de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0006Palabras clave:
Materialismo, Consumo, Religião, ReligiosidadeResumen
No processo de compra existem diversos aspectos que influenciam o consumidor, desde racionais até emocionais. Um destes aspectos é a valorização dada à obtenção de posses, que caracteriza o materialismo. A religião e a religiosidade estão também relacionadas ao bem estar psicológico, social e emocional do indivíduo. Considerando que a maior parte da população brasileira se declara pertencente à religião católica, o presente artigo tem como objetivo analisar o impacto da religião no materialismo entre os fiéis católicos residentes em Santa Catarina. Para a realização do estudo foram coletados 272 questionários aplicados via online e que continham duas escalas: a Escala Brasileira de Valores Materiais e a Escala de Religiosidade de Duke. Encontrou-se que não houve correlação significativa entre gênero, idade e renda com materialismo; porém, os católicos que possuem alta religiosidade intrínseca - aquelas ligadas a fatores psicológicos e convicções pessoais - possuem um menor grau de materialismo do que aquelas que possuem baixa religiosidade intrínseca. Conclui-se, portanto, que o grau materialismo pode ser influenciado pelas crenças pessoais quando vividas de forma intrínseca, porém os dados não podem ser generalizados. Sugere-se ainda pesquisas que contenham respondentes com baixa religiosidade ou sem religião para comparar ao grupo do estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Brasileña de Administración Científica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.