Previsão do ICMS nos estados da região Sudeste: utilização do modelo sazonal simples e Holt-Winter

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0030

Palabras clave:

Planejamento da Receita do ICMS, Séries Temporais, Modelo de Holt-Winters, Modelo Sazonal Simples

Resumen

Como forma de aperfeiçoar as mazelas oriundas do Modelo de Gestão Burocrático, o Modelo Gerencial de Administração Pública incorporou à máquina estatal o Princípio da Eficiência e, com isso, práticas da iniciativa privada começaram a ser utilizadas pela administração pública. Uma dessas práticas foi o planejamento, que é apontado como ponto de partida para se obter eficiência (SILVA et al., 2013) e no qual, consiste em antecipar o futuro para se tomar as melhores decisões no presente. Na administração Pública, o planejamento e a previsão de receitas ganham importância, pois é a partir desta que são fixadas as despesas no setor público. Sendo assim, esse artigo teve como objetivo identificar, com base nos modelos de Séries Temporais, qual é o melhor para a previsão da a receita tributária do ICMS para os Estados da Região Sudeste (MG, SP, RJ e ES). Utilizou-se o lapso temporal correspondente ao período de 2010 a 2017 para as projeções, e o software IBM SPSS, versão para estudantes para sua análise. Foram apontados os modelos   Aditivo de Holt-Winters para os Estados de MG, SP e RJ e o Modelo Sazonal Simples para o Estado do Espírito Santo. Desta maneira, identificou-se que as Séries Temporais podem apresentar um recurso para auxiliar a Administração Publica na previsão das receitas de ICMS para os Estados da Região Sudeste.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geraldo Afonso Gonçalves Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

É Mestre em Ciências Contábeis, na sub-área de Controladoria, pela Universidade Federal de Uberlândia (2020), Pós - Graduado em Gestão Financeira - Auditoria e Controladoria pelas Faculdades Unificadas Doctum (2015) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (2012). Possui experiência na área de Administração Financeira e Contábil. Atuou como Professor Substituto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, nas disciplinas de Contabilidade Geral 2, Ambiental e Custos. Atualmente é Contador efetivo da Câmara Municipal de Poá/SP.

Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2015). Mestre em Finanças e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2010). Fez pós-graduação "Lato-Sensu" em Contabilidade e Controladoria pela mesma Universidade (2000).Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1996). É professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia no curso de Ciências Contábeis. Atualmente é também professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis/UFU. Coordena o X MBA Especialização em Controladoria e Finanças. Atua como avaliadora de diversos periódicos na área de Administração e de Ciências Contábeis. É Editora Adjunta da Revista Mineira de Contabilidade desde 09/2021. Tem experiência nas áreas de consultoria e assessoria contábil. 

Raquel da Silva Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Perícia Contábil e Auditoria pela Universidade Estadual de Londrina (2015) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no campus de Três Lagoas - MS (2013). Possui experiência em pesquisa na área de controladoria e contabilidade ambiental. Realizou curso de Perícia Ambiental em dezembro/2016. Atuou como contadora assistente em escritório de perícia contábil no estado do Paraná, elaborando laudos periciais referentes a conta corrente/poupança, financiamentos, empréstimos e de bolsa de valores. Atualmente é Tutora Presencial no grupo Kroton.

Publicado

2021-11-08