Análise da satisfação da qualidade do serviço de refrigeração: aplicação da metodologia SERVQUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0014

Palavras-chave:

Escala SERVQUAL, Satisfação do Cliente, Qualidade na prestação do Serviço

Resumo

A presente pesquisa buscou analisar a satisfação dos serviços fornecidos aos clientes de uma empresa de refrigeração situada no município de Juiz de Fora, por meio da Escala SERVQUAL. Esta análise é valiosa, pois a qualidade é um fator importante para as empresas na função de atrair e reter clientes. Ela foi elaborada por meio de survey single entity, com abordagem qualitativa, utilizando de um questionário proposto por Parasuraman et al. (1985) como fonte de coleta de dados. O questionário teve sua fidelidade atestada por meio do Alfa de Cronbach, o qual apresentou valor de 0,819. Após a aplicação do questionário, comparou-se o desempenho apresentado, na percepção dos clientes, com a expectativa dos mesmos, extraindo os gaps na execução do serviço, o qual foi identificado em todas as dimensões da Escala SERVQUAL, sendo a maior discrepância na dimensão Tangibilidade, motivado principalmente pela aparência das instalações físicas e modernidades dos equipamentos. Nota-se, então, que as expectativas dos clientes não estão sendo alcançadas pelo desempenho do serviço prestado, revelando a necessidade de as empresas identificarem os pontos de insuficiência e implementar soluções para reverter está situação. Ainda, realça a importância de verificar se os clientes estão satisfeitos ou não para se tornarem mais competitivas.

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Biografia do Autor

Geraldo Afonso Gonçalves Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

É Mestre em Ciências Contábeis, na sub-área de Controladoria, pela Universidade Federal de Uberlândia (2020), Pós - Graduado em Gestão Financeira - Auditoria e Controladoria pelas Faculdades Unificadas Doctum (2015) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (2012). Possui experiência na área de Administração Financeira e Contábil. Atuou como Professor Substituto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, nas disciplinas de Contabilidade Geral 2, Ambiental e Custos. Atualmente é Contador efetivo da Câmara Municipal de Poá/SP.

Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2015). Mestre em Finanças e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2010). Fez pós-graduação "Lato-Sensu" em Contabilidade e Controladoria pela mesma Universidade (2000).Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1996). É professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia no curso de Ciências Contábeis. Atualmente é também professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis/UFU. Coordena o X MBA Especialização em Controladoria e Finanças. Atua como avaliadora de diversos periódicos na área de Administração e de Ciências Contábeis. É Editora Adjunta da Revista Mineira de Contabilidade desde 09/2021. Tem experiência nas áreas de consultoria e assessoria contábil.

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Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade