Os modelos de homem e as teorias da administração: de Taylor ao Guerreiro Ramos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0001Palabras clave:
Modelos de Homem, Teorias da AdministraçãoResumen
O objetivo deste estudo é identificar os modelos de homem existentes nas Teorias da Administração e os apresentados por Guerreiro Ramos, buscando estabelecer uma conexão entre os dois. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a qual foi realizada via levantamento bibliográfico das principais Teorias da Administração e dos modelos de homem desencadeados por cada uma delas, além de pesquisa bibliográfica sobre os modelos de homem de Guerreiro Ramos. Observou-se a existência de três modelos de homem, nos textos de Guerreiro Ramos, primeiro é o homem operacional, que pode ser comparado ao homo economicus da Teoria Clássica da Administração; Homem Reativo, que surge em consonância com a Teoria das Relações Humanas e pode ser comparado ao Homo socialis e; Homem Parentético, modelo mais sofisticado dos três, em que o indivíduo suspende a crença no mundo comum e rompe as suas raízes, atingindo um nível de reflexão conceitual, portanto, de liberdade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Brasileña de Administración Científica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.