Políticas públicas de fomento ao turismo criativo articuladas pelos entes federados: união, estado e município
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0021Palabras clave:
Criatividade, Turismo Criativo, Políticas Públicas, Economia CriativaResumen
O estudo objetiva compreender o modo como ocorre a articulação das políticas públicas direcionadas ao fomento do turismo criativo no contexto brasileiro. A abordagem qualitativa se configura com estudo de caso único realizado com respeito ao Plano Diretor de Turismo Criativo da cidade de Recife, estado de Pernambuco. A pesquisa foi operacionalizada por meio de levantamento documental e entrevistas. Os dados empíricos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para o reconhecimento do uso de experiências criativas como ferramentas capazes de incrementar a atividade turística e consolidar os destinos de turismo, entendimento compartilhado pelos representantes do governo federal e da gestão municipal. Porém, no âmbito estadual, evidencia-se a lógica de exploração em larga escala do turismo de massa, fato que sugere a carência de coerência e integração de estratégias políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável do turismo criativo. A necessidade de repensar a articulação entre os formuladores de políticas públicas dos entes federativos brasileiros é demarcada pelo intuito de reduzir a justaposição de ações e maximizar a eficácia dos programas dirigidos para o fomento ao turismo criativo em meio à interface dos níveis de governo.
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