Triangulação metodológica na pesquisa qualitativa: um estudo em periódicos brasileiros voltados ao turismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0006

Palavras-chave:

Triangulação, Turismo, Revistas Científicas, Rigor Científico, Metodologia

Resumo

O uso da triangulação enquanto alternativa metodológica para a realização de pesquisas qualitativas é apontada como meio de ampliar a validade e qualidade dos resultados, entretanto, sua concepção e prática ainda não são integralmente compreendidas por seus usuários. Sendo assim, o artigo tem como objetivo discutir o uso da triangulação como estratégia de pesquisa presente nos artigos publicados nos periódicos brasileiros voltados para a temática de turismo, de modo que o recorte amostral foi realizado com base nas revistas pertencentes aos estratos A1, A2, e B1 na classificação Qualis Capes (2013-2016) durante o período compreendido entre 2010 e 2020. O estudo de cunho qualitativo, realiza a análise de conteúdo do corpus a partir das seguintes categorias: triangulação de dados, triangulação de pesquisadores, triangulação de métodos, triangulação de teoria e métodos mistos. Os resultados apontam para a utilização discreta da triangulação como estratégia de pesquisa, com predomínio do uso da triangulação de métodos e a carência de estudos que adotem a triangulação de teorias. A expansão da aplicação da triangulação possui potencial para contribuir para o aumento do rigor científico e para a qualidade nas pesquisas que tratam da temática do turismo e suas interfaces com as demais áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Rebeka Cristiny Barbosa de Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Gestão Ambiental, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (2015). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade Maurício de Nassau - UNINASSAU (2014); especialização em Direito Penal e Processo Penal (2014), pela Faculdade Joaquim Nabuco; especialização em Direito Público (2011), pela Escola de Magistratura de Pernambuco - ESMAPE; especialização em Treinador de Futebol (2012), pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing - IBGM; graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Paudalho (2004); graduação em Direito, pela Faculdade Integrada do Recife - FIR (2009); e graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco - UPE (2009). Atualmente é Major QOPM - Polícia Militar de Pernambuco. 

Fernando Gomes de Paiva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestre em Administração pela Universidad de Deusto (19 País Basco, Espanha (1990) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Pós-doutorado pelo Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD), Universidade Federal da Paraíba. Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa.Áreas de interesse: Economia Criativa, Empreendedorismo cultural, Inovação, Redes de Negócio e Estudos Culturais.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade