Políticas públicas de fomento ao turismo criativo articuladas pelos entes federados: união, estado e município

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0021

Palavras-chave:

Criatividade, Turismo Criativo, Políticas Públicas, Economia Criativa

Resumo

O estudo objetiva compreender o modo como ocorre a articulação das políticas públicas direcionadas ao fomento do turismo criativo no contexto brasileiro. A abordagem qualitativa se configura com estudo de caso único realizado com respeito ao Plano Diretor de Turismo Criativo da cidade de Recife, estado de Pernambuco. A pesquisa foi operacionalizada por meio de levantamento documental e entrevistas. Os dados empíricos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para o reconhecimento do uso de experiências criativas como ferramentas capazes de incrementar a atividade turística e consolidar os destinos de turismo, entendimento compartilhado pelos representantes do governo federal e da gestão municipal. Porém, no âmbito estadual, evidencia-se a lógica de exploração em larga escala do turismo de massa, fato que sugere a carência de coerência e integração de estratégias políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável do turismo criativo. A necessidade de repensar a articulação entre os formuladores de políticas públicas dos entes federativos brasileiros é demarcada pelo intuito de reduzir a justaposição de ações e maximizar a eficácia dos programas dirigidos para o fomento ao turismo criativo em meio à interface dos níveis de governo.

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Biografia do Autor

Rebeka Cristiny Barbosa de Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Gestão Ambiental, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (2015). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade Maurício de Nassau - UNINASSAU (2014); especialização em Direito Penal e Processo Penal (2014), pela Faculdade Joaquim Nabuco; especialização em Direito Público (2011), pela Escola de Magistratura de Pernambuco - ESMAPE; especialização em Treinador de Futebol (2012), pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing - IBGM; graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Paudalho (2004); graduação em Direito, pela Faculdade Integrada do Recife - FIR (2009); e graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco - UPE (2009). Atualmente é Major QOPM - Polícia Militar de Pernambuco.

Fernando Gomes de Paiva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestre em Administração pela Universidad de Deusto, País Basco, Espanha (1990) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Pós-doutorado pelo Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD), Universidade Federal da Paraíba. Professor Associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa.Áreas de interesse:Economia Criativa, Empreendedorismo cultural, Inovação, Redes de Negócio e Estudos Culturais.

Luana Alexandre Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração (PROPAD/UFPE), linha de pesquisa: Criatividade, Empreendedorismo e Inovação, com período sanduíche na Breda University of Applied Sciences, Netherlands (Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior -PDSE/CAPES). Mestre em Administração (PROPAD - UFPE), linha de pesquisa: Marketing e comportamento do consumidor. Bacharel em Turismo (UFPE), com período sanduíche na Universidade do Algarve, Portugal (Programa Bolsas Ibero Americanas do Banco Santander) e período de iniciação científica (FACEPE/UFPE) em pesquisa sobre Marketing Turístico e Sustentabilidade. Colação de grau realizada em 06 de maio de 2014.

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Publicado

2021-11-08