Aprendizagem na educação corporativa: considerações sobre a aplicação dos princípios andragógicos e metodologias ativas.
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0005Palabras clave:
Educação Corporativa, Andragogia, Metodologias Ativas de AprendizagemResumen
A educação corporativa possui relevância na gestão contemporânea das empresas, em função de seu papel estratégico para o alcance de resultados e de competitividade, dado que, sua dinâmica consiste em um processo contínuo de ações educacionais que visa a expansão das competências humanas, as quais interatuando com outros recursos e capacidades, sustentam a estratégia organizacional. Todavia, é fundamental que os processos da educação corporativa sejam desenhados com a lógica de potencializar a aprendizagem. Assim, por esta perspectiva, o presente estudo se apoia em duas relevantes contribuições: i) nos princípios que constituem a andragogia, pois os mesmos cooperam consideravelmente para dar maior entendimento sobre as características do aprendiz corporativo; e, ii) nas metodologias ativas aplicáveis ao contexto corporativo, que favorecem a aprendizagem significativa e, paralelamente, atendem a demandas específicas do adulto. Diante disso, este estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo conhecer os princípios andragógicos e as metodologias ativas como forma de otimizar a aprendizagem na Educação Corporativa. O resultado deste trabalho, pode ser utilizado como fonte de pesquisa, por Consultores, Gestores, Instrutores, Facilitadores e Analistas, durante a fase de planejamento dos programas de ações educacionais nas empresas.
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