Proposition of a marketing strategy model in an agricultural store

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0004

Keywords:

Agribusiness, Strategies, Management Processes

Abstract

Brazilian agribusiness is one of the sectors that most stands out in the country's economy, contributing to the generation of jobs and income in all its segments, called “before, inside and after the gate”. Under this approach, businesses focused on the agricultural sector become more competitive through the implementation of management tools to the business network, to which they relate. In this sense, the present study presents a strategic plan for the agricultural products company Agro Vida, located in the municipality of Iporá, with the objective of identifying managerial aspects that contribute in terms of competitiveness. Methodologically, the research is characterized as exploratory, with a qualitative approach, through simple observation, interviews and on-site activities, which supported the identification of potentialities and bottlenecks present in the enterprise, as well as the performance of bibliographic research on the concepts inherent to the project. strategic planning, marketing and visual communication. Through the results it was possible to verify a lack in the designer and identification of the brand in the packages of 5kg of the rations for birds, being suggested an action of adaptation of these packages.

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Author Biographies

Maria Gláucia Dourado Furquim, Instituto Federal Goiano

Graduada em Administração com habilitação em Agronegócio pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade de Rio Verde - UniRV e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é Professora Efetiva em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado e Técnico em Administração Institucional Ead. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Gerenciais, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade.

Márcia Brito de Oliveira, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Agronegócio pelo Instituto Federal Goiano(2020).

José Carlos de Sousa Júnior, Instituto Federal Goiano

Graduado em Administração - Habilitação em Agronegócios, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2006). Técnico em Contabilidade pelo Instituto Federal Goiano - IF Goiano (2008) ; Especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Atualmente é Professor Efetivo em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Administração Institucional Modalidade EaD.

Daniela Cabral de Oliveira, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em SISTEMA DE INFORMAÇÃO pela Universidade Estadual de Goiás (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Pós doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Ilha Solteira (2020). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ciência da computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, aprendizado de máquina, algoritmos imunológicos artificiais (Algoritmos de Seleção Negativa e Seleção Clonal). Revisora do Journal of Computational Applied Mechanics. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sisplexos - Grupo de Sistemas Complexos Linha de Pesquisa Inteligência Computacional da instituição Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Núcleo de Energias Renováveis instituição Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde.

Paulo Alexandre Perdomo Salviano, Instituto Federal Goiano

Paulo Alexandre Perdomo Salviano, Economista e Especialista em Estratégias Gerenciais pela Universidade de Rio Verde - UNIRV, Mestre em Desenvolvimento Regional como foco em Estratégia de Empreendimentos para o Desenvolvimento Regional pela Universidade Alves Faria - UNIALFA, Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/CPDA). Professor efetivo de Economia do Instituto Federal Goiano - Campus Iporá desde 2011, atuando nas disciplinas Economia Aplicada ao Agronegócio, Economia Regional e Urbana, Políticas Agrícolas e do Agronegócio e Elaboração e Análise de Projetos Agroindustriais no Curso de Tecnologia em Agronegócio. Professor do Curso de Especialização em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária ministrando as disciplinas: Planejamento de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária e Ferramentas de Financiamento em Sistemas Integrados. Atualmente Coordena o Observatório do Desenvolvimento, Empresa Junior, Membro Titular do Comitê Científico e Extensão do Campus Iporá

Juliano de Caldas Rabelo, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Administração com Habilitação Rural pela Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (2005) e mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis (2012). Exerce os cargos de professor e coordenador do curso Superior de Tecnologia em Agronegócio do Instituto Federal Goiano campus Iporá-Goiás. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de negocio, Administração Rural, Logística no Agronegócio, Gestão da Qualidade e Certificações, Gestão Ambiental, Sistema de Informações Gerenciais no Agronegócio e Administração Financeira.

Published

2020-10-05

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