Scenarios of Strategic Foresight in the 5G telecommunications sector: a spectrum of opportunities in Digital Transformation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0015

Keywords:

5g, Strategic Foresight, Strategic planning, Business Modeling

Abstract

In the age of Digital Transformation, innovative technologies often change the
established value propositions and render the traditional methods of
strategic planning. In this article, we introduce the use of business modeling.
-based scenario to explore the mobile communications network (5G) industry of
fifth generation. We discussed four scenarios that were developed in an effort
between different marketing perspectives. Then we describe the
Strategic Foresight approach which is a prospective process of anticipating and
scenario building to guide action to build the strategic vision of the future
appropriation, breadth, depth and use of rigorous and
collaborative. This approach complements traditional techniques by integrating
multidimensional changes, from innovation technology, regulation, dynamism of
value chain and evolution of the value proposition. It is also concluded that the contribution
and the approach to building the strategic vision of the future of organizations
5G technology through the prospective process and scenario building is
particularly valuable in environments characterized by a high level of uncertainty and
complexity.

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Author Biographies

Norberto de Almeida Andrade, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Área: Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor. Linha de pesquisa de Marketing. Aluno Especial do Doutorado em Administração na disciplina de Estratégias de Comunicação de Marketing pela FEA USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Atuaria da Universidade de São Paulo. Mestrado em Administração pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Área de Concentração Organizações Inovadoras. Linha de pesquisa: Marketing e Sociedade. Estrutura de Pesquisa: TICs, Estratégia de Marketing e Consumo. Autor de 2 Livros, 3 Capítulos de Livros, 7 Artigos científicos internacionais e 3 artigos nacionais. MBA em Marketing Digital - Faculdade Impacta (2016). Graduado em Gestão Empresarial - Faculdade de Tecnologia - FATEC (2019) - Campus Ipiranga - Centro Paula Souza. Graduado em Gestão Comercial - Faculdade de Tecnologia - FATEC (2014) - Campus Ipiranga - Centro Paula Souza. Graduado em Letras - Português e Inglês - Faculdades Oswaldo Cruz (2009). CEO da InComum Digital Consultoria de Marketing desde 2017. Atuou a 13 anos com Gerente Comercial na Sim Segurança Eletrônica Ltda e Sis do Brasil Rastreamento. Atuou 2 anos na Polícia Militar de SP como atendente de emergência no Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM 190).

Giuliano Carlo Rainatto, Faculdades Metropolitanas Unidas

Apresento carreira desenvolvida na área de gestão das inovações e criações do setor químico e administração financeira com gestão de uma indústria médio porte. Sou mestre em administração na linha de pesquisa de conhecimento e inovação, com Graduação em Administração de Empresas e pós-graduação em Direito Tributário Empresarial e em Finanças. Atuo no Mercado de trabalho como Controller Fiscal e Financeiro, e na Universidade Anhanguera, ministro as disciplinas de Inovação, Controladoria e Análise Financeira. Anteriormente, empreendi por dez anos e fui sócio de uma indústria e de uma empresa de serviços. Nessas empresas adquiri significativa vivência em: * Elaboração de estratégias para começar um negócio próprio, avaliando as necessidades jurídicas, dividindo as áreas de atuação, contratação de pessoal, negociação com fornecedores e clientes, desenvolvimento de produtos (possuo três patentes de invenção emitidas como inventor) que aumentaram o alcance e melhoria da imagem da empresa e, consequentemente, maximizaram o lucro; * Capacidade de produzir, relatar e analisar dados da Gestão de Financeira e Contábil e como aplicar estes dados de forma eficaz a fim de facilitar uma tomada de decisão ideal, obtendo satisfatório desempenho na realização das atividades e na sustentabilidade da companhia;

Ricardo da Silva Santana, Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestrado em Administração (em curso FMU, 2018), pós-graduado em Engenharia de Marketing (FIA/USP, 2008) e Bacharel em Ciências Atuariais pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2007). Atualmente é coordenador de Produtos e Atuarial - BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas 

Fonttamara Leite Lima, Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduada em Marketing, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Mestrado Acadêmico em Administração Assistente editorial da Revista Metropolitana de Sustentabilidade - FMU Docente no Complexo Universitário FMU/FIAM FAAM e na Universidade Anhembi Morumbi - Disciplinas de Administração e Marketing Disciplinas: Gestão de Marketing, Fundamentos de Marketing, Trade Marketing, Comportamento de compra e consumo, Teoria Geral da Administração e Administração Estratégica Consultora em Recursos Humanos Autora do livro Tópicos Avançados em Gestão Comercial (publicação março/2020 - Ed SENAC)

Mafalda Maria de Medeiros Anderson, Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestre em Administração, pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), na linha de pesquisa "Organizações Competitivas" período de 2017 a 2018. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas - FGV (2011) Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1994). Tem experiência na área de Recursos Humanos, com ênfase nas áreas de Educação Corporativa; Treinamento e Desenvolvimento; Atração de Talentos; Business Partner. Formação em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching 

Published

2020-01-06