The value co-creation in hotels through the TripAdvisor site

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0012

Keywords:

Dominant Service Logic, Value Co-creation, Hotel Establishments

Abstract

The Dominant Service Logic (SDL) presents the idea of ​​value co-creation as a dialogic process in which consumers and businesses interact to create value. Therefore, the aim of the article is to analyze the process of value creation in hotel establishments in the city of João Pessoa / PB through the TripAdvisor website. The research took a qualitative approach, in which participants from the co-creation process in the hotel environment were interviewed: the hotel managers best rated by site users in that city, as well as 12 guests who made their evaluations on the TripAdvisor site. For the analysis of the interviews, the technique of content analysis was used. In terms of results, it was observed that some aspects contribute significantly to value creation, such as location, comfort and service, and the desire of customers to have their expectations met and exceeded. Thus, it was realized that reviews on TripAdvisor are fundamentally useful for creating value before hosting, whose interviewed users said they sought information about the hotels in which they intend to stay on this portal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Lourena de Lima Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, é mestre em Administração pela UFPB, graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing; Pesquisadora do GP Ciber - Grupo de pesquisa em Consumo e Cibercultura. Atuou como professora substituta na UFERSA e como assessora técnica na incubadora de empresas Ineagro Cabugi. Coordenadora do projeto de extensão SarAlma. Vice- coordenadora do projeto de extensão Cientifique-se. Pesquisa especialmente marketing social e comportamento do consumidor.

Janayna Souto Leal, Universidade Federal da Paraíba

Aluna do Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018), sendo também membro participante do Grupo de Pesquisa GPCIBER (UFPB), Mestre em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão, ISG, em Portugal (2013), Especialista em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Atualmente, é professora nos Cursos do Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e dos Cursos de Ensino Superior em Tecnologia da Gestão no Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ e Avaliadora Ad hoc INEP/MEC. 

Amanna Ferreira Peixoto, Instituto Federal da Paraíba

Doutoranda em Administração pelo PPGA/UFPB. Mestre em Administração PPGA/UFPB. Graduada em Administração pelo Centro Universitário de Brasília. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Áreas de interesse: Marketing e Sistemas de Informação

Rayane Fernandes Mano, Instituto Federal de Pernambuco

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Doutorada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GPCiber desde 2012. Tem atuado principalmente nas seguintes áreas: Comportamento do Consumidor, Marketing e Sociedade, Serviços.

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB. É líder do Tema 09 - Marketing e Sociedade, da área de Marketing (EMA e EnANPAD) da ANPAD (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração) - 2018-2020. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. Avaliador ad hoc INEP/MEC. Atuou como Coordenador do PPGA/UFPB (05/2016 - 04/2018). Professor em cursos de Pós-Graduação nas disciplinas: Marketing Gerencial, Marketing de Serviços e Marketing & Diversidade, Lógica dos Serviços, Fundamentos de Marketing, E-commerce, Empreendedorismo e Intra-empreendedorismo, Gestão de Organizações Públicas e Organização, Canais de Distribuição, Propaganda e Promoções, As Pessoas no Trabalho, Recrutamento e Seleção, Administração de Conflitos nas Organizações e Publicidade-Propaganda: Lançamentos e Desenvolvimento de Novos Produtos, e foi Coordenador de Extensão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/FEAC/UFAL, Coordenou do Curso de Especialização em EaD - Gestão em Saúde e o Curso de Especialização em Gestão da Organização Hospitalar. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Cultura de Consumo, Diversidade, Serviços (especialmente Service-Dominant Logic - LDS), Transformative Consumer Research (TCR) e Transformative Service Research (TSR).

Published

2020-01-06

Most read articles by the same author(s)