Good on the economy and good on transparency? Study of the correlation between economic and transparency indicators in Brazilian states

Authors

  • Elyrouse Cavalcante de Oliveira Bellini Universidade Federal de Pernambuco
  • Alexandre César Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliene Gama Tenório Universidade Federal de Pernambuco
  • Maurício Assuero Lima de Freitas Universidade Federal de Pernambuco
  • Luiz Carlos Miranda Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0009

Keywords:

Public administration, Transparency, Transparency indices, Fiscal management indicators, Correlation

Abstract

Increasingly discussed in public administration, transparency can enrich the quality of democracy, improve accountability, enable greater social inclusion and decrease corruption. Thus, reflecting on the effectiveness of transparency reported by the federation entities and the elements that can substantiate it becomes increasingly relevant. In this context, this study aimed to verify if there is a correlation between national indexes of transparency disclosed by the control agencies (Comptroller General of the Union - CGU and Federal Prosecutor - MPF) and economic indicators (of Brazilian states). To achieve the study, a regression analysis was performed between the cited indicators (transparency and economic), in order to verify if they explain those. Additionally, the Spearman correlation coefficient test was performed to ratify the regression findings. The results show that the economic indicators (DTP / RCL and DCL / RCL) do not explain the transparency indicators presented by the states (National Transparency Index - INT-MPF and the Brazil Transparent Scale Index - EBT-CGU), since the models of regression applied are not significant. Spearman's order correlation tests ratified the results obtained. Therefore, there is no evidence that the variables are correlated.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elyrouse Cavalcante de Oliveira Bellini, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ciências Contábeis-UFPE. Mestra em Ciências Contábeis pela UNB, Especialização em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA/RJ e em Economia pela FAR/ES. Graduada em Ciências Contábeis pela UFAL/AL. Experiência profissional adquirida em contabilidade atuando como profissional autônoma de escritório individual; Experiência em Consultoria Contábil atuando dois anos no Núcleo de Orientação Empresarial do SEBRAE/AL e no FÁCIL/AL; Experiência como Instrutora dos cursos de Contabilidade Geral e Análise de Balanço, Departamento de Pessoal e Novas Técnicas de Administração Financeira e Contábil do Curso Advance - Assessoria em Recursos Humanos Ltda e como Instrutora do curso de Contabilidade Aplicada à Fiscalização da Secretaria Executiva de Fazenda do Estado de Alagoas SEFAZ/AL; Experiência como Professora das matérias de Administração de Custos, Contabilidade Gerencial e Análise de Balanço dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Fazendária do Centro Tecnológico Federal ( CEFET/AL), professora da SEUNE/AL lecionando as matérias Contabilidade de Custos, Análise de Custos, Ética Profissional e Controladoria e no CESMAC/AL Teoria da Contabilidade, Contabilidade de Custos, Ética Contábil e Profissional e Contabilidade Aplicada às Empresas Imobiliárias. Atuou como palestrante do SEBRAE/AL pelo Programa Brasil Empreendedor sobre Como e Porque Legalizar uma Empresa. Exerceu o cargo de Técnica de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE/AL). Foi Coordenadora e professora do Curso de Ciências Contábeis da FAJOLCA/IPOJUCA-PE e Coordenadora e Professora do Curso de Ciências Contábeis da FITS/AL, além de professora de diversos cursos de Pós-Graduação, CESMAC/AL, FITS/AL, FUNESA/AL, a nível de Especialização e Diretora de Auditagem de Controladoria Geral do Estado de Alagoas. Participa de algumas comissões técnicas de Encontros da área contábil. Atualmente sou Vice Coordenadora e professora assistente I do Curso de Ciências Contábeis da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, ministrando as disciplinas de Perícia Contábil, Contabilidade Básica, Contabilidade Comercial I, Normas Contábeis, Metodologia, Auditoria e Controladoria Pública e Análise das Demonstrações Contábeis. (20/12/2016).

Alexandre César Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Direito pela Sociedade Caruaruense de Ensino Superior (1996). Graduado em Ciências Contábeis pela Associação Diocesana de Ensino e Cultura de Caruaru (2003). Especialista em Auditoria Fiscal e Tributária pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2007). Empresário do setor de telefonia móvel. É professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lotado no Departamento de Hotelaria e Turismo. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, Administração, Economia, Hotelaria e Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças, teoria da decisão, processo decisório, contabilidade geral, contabilidade gerencial, contabilidade de custos, teoria da contabilidade, análise das demonstrações contábeis, metodologia da pesquisa, trabalho de conclusão de curso. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal de Pernambuco. 

 

Juliene Gama Tenório, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Contábeis (2002) , Pós Graduação em Contabildiade e Controladoria (2004) e Mestrado em Contabilidade (2007). Tem experiência profissional na área Controladoria e Auditoria na esfera privada e em Gestão Estratégica e Orçamento Público ma esfera Pública, atualmente ocupa o cargo público de Gerente Geral de Orçamento do Município de Recife.

Maurício Assuero Lima de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Matemática e em Economia com graduações concluídas em 1985 e 1998, respectivamente, na Universidade Federal de Pernambuco e mestrado (2002) e doutorado (2009) em Economia pelo PIMES- Programa de Pós Graduação em Economia/UFPE. Foi coordenador do curso de Ciências Econômicas do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE, 2006) e em novembro de 2011 foi designado para assessoria do Pró-Reitor de Pesquisa, mas janeiro de 2012 assumiu, interinamente, a Diretoria de Assistência Estudantil, contribuindo com a implantação da PROAS - Pró Reitoria para Assuntos Estudantis. Retornou à PROPESQ em abril de 2012, onde ficou até julho de 2014, ocasião em que foi designado assessor do Reitor para assuntos da Fundação de Apoio, com função equivalente a Secretário Adjunto. Em fevereiro de 2019 foi designado Secretário Executivo da Fundação de Apoio. Atualmente é professor Adjunto IV, lotado no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais com disciplinas na graduação de Ciências Atuariais e na Pós graduação de Contábeis e de Genética da UFPE. Tem interesse nas áreas de Economia, Contábeis e Atuariais com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, orientandos para avaliação de políticas públicas relacionadas com transparência e saúde, destacando interesse nos seguintes temas: finanças, transparência, economia, atuárias, métodos quantitativos aplicados, tributação, bioestatística, meio ambiente, dentre outros.

Luiz Carlos Miranda, Universidade Federal de Pernambuco

O Prof. Luiz Carlos Miranda, Ph.D. é Professor Titular do Depto. de C. Contábeis e Atuariais da UFPE. Concluiu o Ph.D. no Program In Agribusiness, na University of Illinois, em 1997. Professor Visitante da Universidade de Kansas (jun/2012-jun/2013 onde realizou pesquisas sobre controles internos) e do POLIMI ? Instituto Politécnico de Milão (2010 - onde lecionou custos para projetos). É Editor da RIC - Revista de Informação Contabil e membro do conselho editorial de varios periódicos. É Professor do Mestrado em C.Contabeis da UFPE e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Publicou vários artigos em periódicos especializados e mais de cem trabalhos em anais de eventos, além de capítulos de livros publicados. Orientou mais de 20 dissertações de mestrado e 1 de doutorado, além de ter orientado vários trabalhos de iniciação científica nas áreas de Contabilidade, Administração, Engenharia de Produção e Ciência da Informação. Recebeu 12 prêmios e/ou homenagens. Coordenou vários projetos de pesquisa. Atualmente coordena um projeto de pesquisa sobre utilização da contabilidade gerencial nas pequenas e medias empresas. Atua na área de Administração e Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Gerencial Controladoria e Custos. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 60 colaboradores, em co-autorias de trabalhos científicos. Suas áreas de atuação, como pesquisador e consultor incluem: Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos, Indicadores de desempenho gerencial, Medição de Desempenho Organizacional, Supply Chain Management, Controladoria.

Published

2018-09-24

Most read articles by the same author(s)