Marketing strategies as success variables in Accounting offices

Authors

  • Juliana Karen da Silva Freire Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rosângela Queiroz Sousa Valdevino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Pablo Marlon Medeiros da Silva Universidade Potiguar
  • Susane Isabelle dos Santos Universidade Federal do Pernambuco
  • Adriana Martins de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-5091-2671

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0002

Keywords:

Accounting Marketing, Marketing Strategies, Professional Enhancement

Abstract

The present study aims to analyze the use of accounting marketing tools in accounting offices in the city of Mossoró (RN). Using a descriptive methodology and a quantitative approach, a questionnaire was developed through an online tool, Google Forms, containing twenty-one (21) questions divided into two parts. The first part characterized the respondents, while the second part used a five-point Likert scale. Regarding data treatment, the results were expressed in simple frequency and percentage using the statistical program SPSS version 21.0. The results obtained showed that accounting marketing contributes to professional enhancement and that despite the majority of managers not having taken the accounting marketing discipline during their graduation, they have a good understanding of the subject. The research also highlighted the managers' views on the purpose of using accounting marketing strategies. Strong correlations were observed between client acquisition and retention, as well as between retention and satisfaction.

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Author Biographies

Juliana Karen da Silva Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2017). Atualmente é auxiliar contábil do Instituto de Mama Diagnostico Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Rosângela Queiroz Sousa Valdevino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora e Mestra em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Especialista em Auditoria Contábil e graduada em ciências contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é professora do departamento de ciências contábeis. Tem experiência nas áreas de Administração e Contabilidade com ênfase em finanças pessoais e metodologia científica.

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Universidade Potiguar

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar; Mestre em Administração pela mesma instituição;graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Semiárido, com especialização em Direito Público pela rede Luís Flávio Gomes. Possui interesse em pesquisas relacionadas à Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Marketing, Estratégia, Empreendedorismo e Estudos Organizacionais. 

Susane Isabelle dos Santos, Universidade Federal do Pernambuco

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2022). Especialista em Publicidade e Propaganda: Mídias, Linguagens e Comportamento do Consumidor pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE (2021). Especialista em MBA Executivo em Gestão da Psicologia Organizacional - INTERVALE (2021). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA (2015). Tem interesse em pesquisa na linha de Marketing, Empreendedorismo e Tecnologia da Informação, com os temas: Comportamento do Consumidor, Sacrifício no Consumo, Consumo alimentar consciente e Energia sustentável.

Adriana Martins de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR, 2015). Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UnP, 2008). Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, 2001). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN-1997). É professora concursada, classe 3, nível 10, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desde 2004, departamento de Ciências Contábeis. Atua principalmente nos seguintes temas: Metodologia da Pesquisa Científica, Técnicas de Pesquisa em Contabilidade, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Finanças pessoais e Educação Financeira.

Published

2023-09-30