Espiritualidade nas organizações: análise em uma agência bancária do interior do nordeste brasileiro do interior do nordeste brasileiro

Autores

  • Pablo Marlon Medeiros da Silva Universidade Potiguar
  • Alefe Narondy cabral Lima Universidade Potiguar
  • Álamo Jackson de Souza Duarte Universidade Potiguar
  • Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.002.0004

Palavras-chave:

Espiritualidade, Organizações, Ambiente de Trabalho

Resumo

Os estudos e pesquisas tendo como tema a espiritualidade vêm crescendo de forma intensa no ambiente de trabalho e no mundo empresarial nos últimos anos. Algo que no passado era visto como assunto desligado do universo organizacional, isto é, era considerado algo religioso ou até místico, hoje se insere como uma dimensão estratégica da empresa, na medida em que ela dá significado à missão da empresa e ao trabalho das pessoas. Essa pesquisa teve por objetivo analisar a espiritualidade em uma organização bancária na cidade de Mossoró, RN. Foi realizado um estudo de caso, de caráter quantitativo, com 35 funcionários, mediante instrumento desenvolvido por Rego, Cunha e Souto (2005) a fim de mensurar as dimensões da espiritualidade na organização. Os resultados apontaram que, em média, os profissionais consideram a organização moderadamente espiritualizada. As dimensões “sentido de préstimo à sociedade” e “oportunidades para a vida interior” tiveram as cotações mais positivas e negativas, respectivamente. Constatou-se também que a idade, a escolaridade e o tempo na organização dos indivíduos não se correlacionaram com as variáveis estudadas. Recomenda-se novas investigações acerca do assunto, sobre como a espiritualidade influencia o desempenho dos indivíduos na organização e como os empresários compreendem esse fenômeno como uma variável que pode agregar valor ao seu sucesso no mercado competitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Universidade Potiguar

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA 2011) e especialização em Direito Público pela rede Luis Flávio Gomes (LFG 2013). Atualmente é Agente de Trânsito e Transportes e trabalha junto ao Departamento de Fiscalização de Trânsito e Transporte (DFTT).

Alefe Narondy cabral Lima, Universidade Potiguar

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar(2014).

Álamo Jackson de Souza Duarte, Universidade Potiguar

Bacharel em Direito pela Univ. Potiguar-UNP(2010), Especialista em Trânsito, Educação e Cidadania pela pela Univ. Integrada de Patos-FIP(2012), Mestrando em Gestão Estrategica de Pessoas pela Univ. Potiguar- UNP(2014), Advogado do Núcleo de Estudos Jurídicos - NEJ, desde 2012 e Agente Fiscal de Trânsito na Pref. de Mossoró/RN(2009). Experiência Prof. em Direito Administrativo e Constitucional.

Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Universidade Potiguar

Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública (1969), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Doutorado Em Ciencias da Administração - Université de Grenoble II (1988). Atualmente é professor da Faculdade Leão Sampaio, professor da Faculdade Vale do Salgado e professor da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empresa familiar, sucessão, processo sucessório, pequenas e médias empresas, recursos humanos e comportamento.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)