Estratégias de marketing como variáveis de sucesso em escritórios de Contabilidade

Autores

  • Juliana Karen da Silva Freire Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rosângela Queiroz Sousa Valdevino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Pablo Marlon Medeiros da Silva Universidade Potiguar
  • Susane Isabelle dos Santos Universidade Federal do Pernambuco
  • Adriana Martins de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-5091-2671

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0002

Palavras-chave:

Marketing Contábil, Estratégias de Marketing, Valorização

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar o uso das ferramentas de marketing contábil nos escritórios de contabilidade do município de Mossoró (RN). Utilizando metodologia descritiva e abordagem quantitativa, elaborou-se um questionário por meio de uma ferramenta online, o Google Formulários, contendo vinte e uma (21) perguntas, dividido em duas partes, a primeira caracterizava os respondentes e segunda em escala de Likert de cinco pontos. Quanto ao tratamento dos dados foram expressos em frequência simples e porcentagem por meio do programa estatístico SPSS versão 21.0. Os resultados evidenciaram que o marketing contábil contribui para a valorização profissional e que apesar da maioria dos gestores não terem cursado a disciplina de marketing contábil na graduação, possuem um bom entendimento sobre o tema. A pesquisa também apontou a visão dos gestores quanto à finalidade do uso das estratégias de marketing contábil. Destacam-se as correlações fortes entre captação e fidelização de clientes, e fidelização e satisfação.

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Biografia do Autor

Juliana Karen da Silva Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2017). Atualmente é auxiliar contábil do Instituto de Mama Diagnostico Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Rosângela Queiroz Sousa Valdevino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora e Mestra em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Especialista em Auditoria Contábil e graduada em ciências contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é professora do departamento de ciências contábeis. Tem experiência nas áreas de Administração e Contabilidade com ênfase em finanças pessoais e metodologia científica.

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Universidade Potiguar

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar; Mestre em Administração pela mesma instituição;graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Semiárido, com especialização em Direito Público pela rede Luís Flávio Gomes. Possui interesse em pesquisas relacionadas à Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Marketing, Estratégia, Empreendedorismo e Estudos Organizacionais. 

Susane Isabelle dos Santos, Universidade Federal do Pernambuco

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2022). Especialista em Publicidade e Propaganda: Mídias, Linguagens e Comportamento do Consumidor pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE (2021). Especialista em MBA Executivo em Gestão da Psicologia Organizacional - INTERVALE (2021). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA (2015). Tem interesse em pesquisa na linha de Marketing, Empreendedorismo e Tecnologia da Informação, com os temas: Comportamento do Consumidor, Sacrifício no Consumo, Consumo alimentar consciente e Energia sustentável.

Adriana Martins de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR, 2015). Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UnP, 2008). Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, 2001). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN-1997). É professora concursada, classe 3, nível 10, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desde 2004, departamento de Ciências Contábeis. Atua principalmente nos seguintes temas: Metodologia da Pesquisa Científica, Técnicas de Pesquisa em Contabilidade, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Finanças pessoais e Educação Financeira.

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Publicado

2023-09-30