O paradigma positivista predominante no marketing: compreendendo diferenças, produzindo confluências e sugerindo alternativas

Autores

  • Jamille Queiroz Leite Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcus Augusto Vasconcelos Araújo FBV DEVRY - MPGE
  • Alexandre de Oliveira Siqueira Faculdade Boa Viagem
  • Humberto Caetano Cardoso da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.003.0003

Palavras-chave:

Positivismo, Interpretativismo, Marketing

Resumo

Esse artigo traz o recorrente debate relacionando a abordagem predominantemente positivista no que se refere a pesquisas em marketing e a necessidade de tornar a disciplina uma ciência consolidada. Para isso, é feito um levantamento relacionado a objetividade e subjetividade em ciências sociais, à segmentação de pesquisadores em abordagens positivistas e interpretativistas, associado à recorrente demanda de validação e acreditação de pesquisas, sobretudo qualitativas (interpretativista). Essas questões fomentam preocupações que se direcionam à resolução desses dilemas. A triangulação é vista como uma possível forma de abrandar problemas relacionados a credibilidade em pesquisas, por adotar como estratégia de investigação múltiplas formas e métodos de obtenção de informações. O procedimento metodológico seguido referiu-se à pesquisa bibliográfica, dessa forma, esse artigo pretende organizar e sistematizar as principais questões envolvidas a essas barreiras das pesquisas em marketing e mostrar os aspectos da triangulação que poderiam amenizar os problemas da hegemonia positivista na metodologia de pesquisa da área.

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Biografia do Autor

Jamille Queiroz Leite, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bacharela em Administração pelas Faculdades Integradas Barros Melo(AESO). Possui experiência em docência na área de Marketing, Estratégia, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo e EAD. Atualmente é coordenadora dos curso de Administração das Faculdades Integradas Barros Melo.

Alexandre de Oliveira Siqueira, Faculdade Boa Viagem

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração pela Faculdade Boa Viagem / DeVry Brasil (2015), especialista em Marketing pela Fundação Getúltio Vargas (2007) e graduado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Profissional de Marketing com experiência executiva em plataformas diversas como planejamento estratégico, atendimento e relacionamento com clientes, eventos, ações promocionais, endomarketing, gestão de equipes e de projetos, social media marketing e comunicação organizacional. Atua como docente nas áreas de Gestão Empresarial, Administração e Marketing, assim como docência em pós-graduação (MBA), pesquisador do Grupo de Pesquisa MOS/FBV (Marketing e Operações de Serviços) e palestrante convidado nas áreas citadas. Os interesses acadêmicos incluem: Administração e operações de Serviços, Marketing e Comportamento do Consumidor, Estratégia Empresarial, Processos Decisórios e Gestão da Qualidade.

Humberto Caetano Cardoso da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Especialização em Computação com ênfase em Banco de Dados (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade Boa Viagem - FBV/DeVry, aluno de Doutorado em Administração pelo PROPAD/UFPE. Atualmente é Diretor Técnico da Alliance3. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em segurança e governança de TI. Profissional certificado LPIC-1 (Linux Professional Institute), LPIC-2 (Linux Professional Institute), ITIL Foundation, ISO 27002 Foundation e COBIT 4.1 Foundation.

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Publicado

2017-10-22

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