Serviços de experiência: nostalgia e ativação de sentidos em visita a um museu
Palavras-chave:
Marketing Experiencial, Estímulos Sensoriais Voluntários, Estímulos Sensoriais Involuntários, Boca-a-Boca, MuseusResumo
A análise dos impactos de estímulos sensoriais voluntários e involuntários no comportamento do consumidor possui implicações teóricas e práticas relevantes, tanto para a academia quanto para as organizações. Nesta linha, o presente artigo buscou identificar como se dá a relação dos estímulos sensoriais voluntários (visão, tato e paladar) e involuntários (audição e olfato), inseridos em ambientes de museus na intenção de propaganda boca-a-boca positiva, por parte do consumidor. Para tanto, foi conduzida uma survey com visitantes do Museu Cais do Sertão, Recife/PE. A partir da aplicação e uma análise de Regressão Múltipla, verificou-se que estímulos sensoriais voluntários (visão e tato) têm maior significância em relação ao boca-a-boca, e o sentimento de nostalgia com o boca-a-boca positivo. Já os estímulos sensoriais involuntários (aroma e audição) não obtiveram resultados expressivos nas análises, apesar de apresentar valores significativos em alguns dados. O presente estudo contribui para a literatura ao revelar que o desenvolvimento de ambientes de serviços que estimulemos sentidos sensoriais voluntários tende a aumentar a propensão do consumidor em recomendar e falar bem do negócio para outras pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.