Gerenciamento de riscos na cadeia de suprimentos: auditoria em fornecedores

Autores

  • Tommy Figueiredo Brasil Universidade Federal Fluminense
  • Ualison Rébula de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0002

Palavras-chave:

Gerenciamento de Risco, Gerenciamento de Risco na Cadeia de Suprimentos, ISO 31000 (2009), Auditoria

Resumo

Eventos de riscos na cadeia de suprimentos são inerentes dentro de indústrias e organizações, podendo influenciar diretamente na competitividade e lucratividade. Para tanto, é fundamental um método de gerenciamento de risco na cadeia de suprimentos. Esse estudo visou identificar a auditoria em fornecedores como um possível método para o gerenciamento de riscos na cadeia de suprimentos. Realizou-se uma revisão da literatura para identificar e definir os temas abordados, e como pesquisa foi avaliado uma empresa multinacional no segmento de peças automotivas. Para a metodologia, aplicou-se entrevistas aos setores da organização para analisar a perspectiva dos funcionários em relação aos riscos dos fornecedores e do método de auditoria aplicado. Na etapa posterior foi coletado documentos de relatórios de auditorias e feito uma análise detalhada. Foi possível identificar que existe uma correlação da norma ISO 31000 (2015) “Gestão de riscos — Princípios e diretrizes” e o método de auditoria, assim como também foi comprovado que o método de auditoria conduz para a melhoria de desempenho do fornecedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tommy Figueiredo Brasil, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e cursando Mestrado Profissional em Administração (MPA) na UFF. Atualmente executa a atividade profissional de Gerente de Compras na empresa MA Automotive do Brasil Ltda.

Ualison Rébula de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui Pós Doutorado em Gerenciamento de Riscos de Cadeias de Suprimentos pela UNESP. É Doutor em Engenharia pela UNESP, Mestre em Sistemas de Gestão da Qualidade pela UFF e Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Engenharia Mecânica e em Administração de Empresas, possui 15 anos de experiência profissional adquirida em organização de grande porte. É professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense. Possui experiência como coordenador de cursos de graduação e especialização, além de atuar como docente há quase vinte anos. No ano de 2009 teve sua Tese de Doutorado premiada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) como uma das melhores Teses de Doutorado em Engenharia de Produção de todo o Brasil. Desde 2010 é coordenador geral da comissão organizadora do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT). Desde 2011 é Líder do Grupo de Pesquisa FINANMPEG. Atualmente é professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense (Niterói). Também é professor dos programas de Mestrado Profissional em Administração (Volta Redonda) e em Sistemas de Gestão (Niterói), ambos pertencentes à Universidade Federal Fluminense. Possui interesse em pesquisas sobre Gerenciamento de Riscos em Cadeia de Suprimentos e Gerenciamento de Riscos Operacionais nas organizações.

Downloads

Publicado

2017-01-11